Exemplo de inclusão de pessoas com deficiência por meio do turismo, a praia de Porto de Galinhas, município de Ipojuca (PE), abriga projeto no qual cadeirantes moradores ou visitantes encontram, na ONG Rodas da Liberdade, apoio para banho assistido em cadeiras anfíbias, rampa de acesso e esteira para deslocamento dos banhistas com deficiência ou mobilidade reduzida na areia da praia. O balneário reuniu, nos dias 19 e 20 de maio, autoridades, gestores públicos e militantes dos direitos das pessoas com deficiência para participar do 1º Congresso Internacional Inclusion.
O objetivo do evento foi disseminar conhecimentos, identificar e expor produtos e serviços para as demandas das pessoas com deficiência. Os participantes também discutiram temas como empregabilidade, empreendedorismo, tecnologias assistivas, reabilitação e inclusão social do segmento. Presente ao congresso, o Ministério do Turismo executa e articula com parceiros, gestores públicos e grupos organizados, ações e debates que visem à acessibilidade nos atrativos e prestadores de serviços.
A cartilha Dicas para atender bem turistas com deficiência é um exemplo dessa política. A publicação é destinada aos prestadores de serviços turísticos e gestores, com informações gerais e dicas práticas sobre como atender bem este importante público consumidor, a fim de tornar o turismo uma experiência agradável e segura para todos. O acesso é http://www.turismo.gov.br/images/pdf/CartilihaTurismoAcessivel145x105cm_WEB.PDF.