Ao participar do evento de 300 Dias de Governo do presidente Jair Bolsonaro, realizado nesta terça-feira (05), em Brasília, no Palácio do Planalto, o presidente da Federação Nacional das Apaes, José Turozi, confirmou que a instituição irá reforçar a parceria com o Projeto João do Pulo, desenvolvido pelo Ministério da Defesa.
A informação foi dada pelo coronel reformado do Exército, Roberto de Moraes Tavares, do Ministério da Defesa, que anunciou estar previsto para o dia 27 de novembro, a assinatura de uma nova versão do Projeto João do Pulo, que tem o objetivo de promover a valorização pessoal, o fortalecimento da integração social e o despertar de novos talentos paratléticos e contará com a parceria da APAE Brasil.
O Projeto foi criado em abril de O projeto foi criado em abril de 2015 pelo Departamento de Desporto Militar (DDM) da Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto (SEPESD) do Ministério da Defesa. Em sua primeira versão, ele foi direcionado à promoção da reintegração social dos militares que adquiriram deficiências em consequência de acidentes ou enfermidades.
Na nova versão, o Projeto João do Pulo terá a função adicional de permitir a revelação de novos talentos paratléticos, passando a ter um público-alvo mais abrangente e a incluir pessoas com deficiência a partir dos 10 anos de idade, de ambos os sexos.
Na ocasião, Turozi também pode entregar um botton da Apae Brasil ao presidente Jair Bolsonaro e conversar com a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves.
Agenda Ontem (5) pela manhã Turozi abriu a exposição Concurso Nacional de Cartazes 2019, que tem como objetivo proporcionar às pessoas atendidas pelas Apaes a oportunidade de expressar por meio das artes visuais suas habilidades artísticas.
O concurso é a etapa final de uma série de disputas realizadas pelas APAEs de todo o Brasil tendo como tema principal o XI Festival Nacional Nossa Arte, que acontecerá novembro em Manaus (AM). O vencedor da etapa final, que será revelado no dia 10 de novembro, irá à Manaus receber um troféu durante o Festival.
No começo da tarde, o presidente se reuniu com representantes da empresa de capitalização Promobem e técnicos da Fenapaes para discutir sobre parcerias que possam trazer benefícios para as Apaes.
Hoje (6), o presidente Turozi estará presente na Audiência Pública que instruirá o Projeto de Lei do Senado nº 118, de 2011, que dispõe sobre o preenchimento de quotas para pessoas com deficiência nas empresas.