Apae de Anápolis
17/03/2023
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O programa Mercado de Trabalho Apoiado / Formação Inicial do Trabalhador, da Apae de Anápolis (GO), está vinculado à vida produtiva no mundo do trabalho. Desse modo, o currículo privilegia as competências e habilidades compatíveis com o exercício profissional, enfatizando a capacitação do sujeito trabalhador, considerando este processo como instrumento libertador do aluno e de sua emancipação como cidadão. Para tanto, o aluno permanece em tempo integral na escola a fim de desenvolver habilidades cognitivas e da vida prática e social, como também hábitos e atitudes essenciais para a vida e o trabalho por meio de uma didática provocativa e mediada pelo professor.
O programa Mercado de Trabalho Apoiado / Formação Inicial do Trabalhador apresenta uma proposta curricular que abrange habilidades conceituais-intelectuais e prático-operativa. As habilidades conceituais-intelectuais são trabalhadas pelos seguintes componentes curriculares: linguagens, ciências da natureza e matemática, ciências biológicas, ciências humanas e gestão.
Já as habilidades prático-operativas envolvem três etapas: iniciação para o trabalho, capacitação para o trabalho e colocação no trabalho. Acontecem, simultaneamente, e integradas com as atividades de habilidades conceituais-intelectuais.
A Apae de Anápolis conta com quatro oficinas apoiadas pelas empresas e com 64 alunos colaboradores. São elas:
Oficina de panificação – Geolab – 27 alunos colaboradores. A oficina de panificação capacita o aluno colaborador a identificar e nomear os ingredientes das receitas, suas características, formas, tamanhos, espessura, textura, cor, odor, sabor, validade, peso, rótulos, compreender a importância de reaproveitamento de embalagens e reciclagem de lixo, desenvolver a receita sozinho - com começo, meio e fim - e, dentre outros, a compreender os cuidados necessários com a higiene pessoal, ambiente e do trabalho.
Oficina de horta e jardinagem – CDA Alimentos – 11 alunos colaboradores. O projeto conta com horta e canteiros de cultivo de plantas ornamentais, hortaliças e plantas medicinais. Os alimentos cultivados exercem um papel complementar na merenda escolar, o que estimula hábitos alimentares mais saudáveis. A venda das plantas ornamentais auxiliam na manutenção e sustento financeiro, com vistas à continuidade do projeto. Entre suas ações, há a preparação do solo e de suas condições, seleção de sementes e mudas, semeadura e plantio, conservação de canteiros, colheita, limpeza e conservação dos produtos colhidos, manutenção da horta e do jardim e conservação de canteiros.
Oficina de artesanato – Granol – 14 alunos colaboradores. A oficina de artesanato visa a compreensão da importância de um aprendizado na área de artes manuais e que os alunos colaboradores estejam aptos ao mundo de trabalho atendendo as demandas às quais serão atribuídas, além de priorizar sua capacitação para identificar e nomear os tecidos, linhas, objetos de artesanato, suas características, formas, tamanhos, espessura, textura e cor, desenvolver as peças de artesanato sozinho, demonstrar que compreende os cuidados necessários com a higiene pessoal, ambiente e do trabalho.
Oficina de auxiliar de limpeza – Café Rancheiro – 12 alunos colaboradores. A oficina visa preparar o aluno colaborador quanto à limpeza e higienização de vários ambientes de trabalho, capacitando-os a atuar no segmento de limpeza, utilizando adequadamente as ferramentas que dispõe e o uso correto dos produtos, realizando a limpeza com planejamento e por meio de procedimentos padronizados. Essas ações permitem a otimização do resultado final, além de melhorar o trabalho em grupo.
Além dos alunos que participam das oficinas, a Apae de Anápolis já inseriu no mercado de trabalho outros 43 alunos e ex-alunos, que atuam diretamente no ambiente das empresas, dos mais diversos ramos de atividade, dentre elas: CAOA, Delta Limpeza, Distribuidora de Medicamentos Santa Cruz, Floresta Supermercados, Hospital de Urgências de Anápolis, McDonald's, Rio Vermelho Supermercados, SuperVi Supermercados, Teuto, Unievangélica e Tesoura de Ouro.
Para chegar nesse estágio, os estudantes passam por uma pré-seleção dentro do programa e então são enviados à empresa que dispõe de vagas. Depois, passa por uma seleção na empresa. Se for aprovado, segue realizando um treinamento para inserção no local.
A Coordenação Pedagógica da Escola Maria Montessori, mantida pela Apae de Anápolis, assessora os aprendizes em todo o período da contratação e inserção no local determinado, assim como no período de adaptação. Vander sugere que os empresários de Anápolis conheçam e participem do projeto desenvolvido pela instituição.