O presidente da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), senhor José Turozi, participou, juntamente com o coordenador científico da Fenapaes, Dr. Rui Pilotto, nesta noite (01), de uma live com o tema “Juntos pelos Prematuros”, realizada pela ONG Prematuridade com diversas entidades e especialistas para debater questões relacionadas aos cuidados dos prematuros.
O encontro virtual foi para celebrar o início da campanha Novembro Roxo, com alertas sobre prematuridade e cuidados com recém-nascidos e suas mães.
A Fenapaes recentemente formalizou uma parceria com a Associação Brasileira de Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros, para apoiar a campanha novembro roxo no ano de 2020.
Segundo dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) de 2016, a taxa de prematuridade é de 11,5%, quase duas vezes superior à observada nos países europeus. Deste percentual, 74% são prematuros tardios (nascidos entre a34ª e 36ª semana gestacional). Essa condição pode ser determinante para o desenvolvimento de algum tipo de deficiência, o que faz ser imprescindível a conscientização das famílias, profissionais de saúde e toda comunidade, quanto às ações de prevenção e cuidados.