A convite do Comando do 7º Distrito Naval , o presidente da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), José Turozi, participou, nesta sexa-feira (21), no Clube Almirante Alexandrino (CAALEX), em Brasília, de evento alusivo ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Com a presença de famílias, crianças, estudantes e militares, foram realizadas várias atividades para reforçar a importância da participação de toda a sociedade no esforço pela inclusão e melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência.
O presidente José Turozi esteve acompanhado da secretária-executiva da Fenapaes, Cristiane Andersen, e do coordenador pedagógico da Uniapae, Erivaldo Fernandes Neto. Eles foram recepcionados pelo Comandante do 7º Distrito Naval, o vice-almirante Sérgio Nathan Marinho Goldstein.
Durante o evento, houve demonstração de esportes adaptados como vela, golfe e tênis. Essas atividades são desenvolvidas no âmbito de duas iniciativas de inclusão social do Ministério da Defesa: o Programa Forças no Esporte (PROFESP) e o Projeto João do Pulo.
O PROFESP oferece atividades educacionais e esportivas para o desenvolvimento integral de cerca de 25 mil crianças em todo o país. Por sua vez, o Projeto João do Pulo, inicialmente criado para promover a reintegração social dos militares que adquiriram deficiências em consequência de acidentes ou enfermidades, iniciou uma nova fase que é destinada a revelar talentos paratléticos, com um público-alvo mais abrangente para incluir pessoas com deficiência a partir dos 10 anos de idade, de ambos os sexos.
O presidente José Turozi parabenizou as Forças Armadas e disse ser muito importante a aproximação entre a Fenapaes e o Ministério da Defesa, no sentido de permitir a participação dos aprendizes e professores da Rede Apae nos referidos programas de inclusão. Segundo anunciou, será assinado um Termo de Cooperação entre a Fenapaes e o Ministério da Defesa para que os alunos das Apaes tenham acesso às atividades do Projeto João do Pulo e os professores das áreas de Educação Física, Desporto e Lazer participem de processos de capacitação oferecidos pela iniciativa.
Esse é apenas um passo inicial, mas representa um avanço importante no sentido de promover a inclusão das pessoas com deficiência intelectual e múltipla atendidas pela Rede Apae, afirmou o presidente da Fenapaes, acrescentando ter convidado os representantes do Ministério da Defesa a estarem presentes na XXII Olimpíadas Especiais das Apaes – Edição Nacional 2018, que vai acontecer de 3 a 8 de dezembro na cidade de Canoas, no Rio Gande do Sul.
José Turozi também anunciou que pretende buscar o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte (Lei nº 11.438/2006) para o desenvolvimento de projetos esportivos em favor dos aprendizes e educadores da Rede Apae.