Loja

Logo Apae
Logo Apae

APAE - JAPERÍ

Apae de Japerí

  • Início
  • Notícias
  • Vídeos
  • Publicações
  • Apae Nacional
  • Navegação rápida
    • Portal da transparência
    • Notícias
    • Campanhas
    • Videos
    • Arquivos
    • Sorteios
    • '
  • Entrar
new item

Voltar

Jarbas Feldner é eleito presidente da Apae Brasil

Conduzida pelo mineiro, chapa “Apae Brasil por um Novo Tempo” foi eleita por aclamação durante a Assembleia Geral Ordinária no 27º Congresso Nacional das Apaes, em Maceió (AL)

Felipe Menezes e João Paulo Zanatto

01/12/2023

Compartilhar  

Link copiado com sucesso!!!

Com representantes das Apaes de todas as regiões do país, foi com entusiasmo que o professor Jarbas Feldner de Barros foi escolhido para presidir a Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) pelo próximo triênio (2024-2026). A chapa “Apae Brasil por um Novo Tempo”, liderada pelo mineiro, foi eleita nesta quinta-feira (30), por aclamação, durante a Assembleia Geral Ordinária no 27º Congresso Nacional das Apaes, em Maceió (AL).


Além da votação da diretoria executiva e do Conselho Fiscal, que serão empossados em 1º de janeiro de 2024, também ocorreu a ratificação dos membros do Conselho de Administração da organização, composto pelos presidentes eleitos das Federações das Apaes dos Estados (Feapaes), e a aprovação do relatório de atividades e as contas da atual gestão.


A nova diretoria será composta por: Jarbas Feldner (presidente), de Minas Gerais; Léo Loureiro (vice-presidente), de Alagoas; Vanderson Gaburo (1º diretor-secretário), do Espírito Santo; Ilda Salvático (2ª diretora-secretária), de Rondônia; Narciso Batista (1º diretor Financeiro), da Bahia; Ottão Pereira (2º diretor Financeiro), de Mato Grosso do Sul; Neuza Soares de Sá (diretora Social), do Paraná; Rosane Jahnke (diretora para Assuntos Internacionais), de Santa Catarina; e Fátima Godoy (diretora de Patrimônio), de São Paulo. Já os conselheiros fiscais serão: Eduardo Motta Caldieraro (Rio Grande do Sul), Armando Mendes dos Santos (Pará) e Milton Gontijo Ferreira (Minas Gerais), como titulares; e Keyla Santana (Piauí), Edson da Silva Júnior (Goiás) e Carlos Mariz (Sergipe), como suplentes.


Laços de família


Durante as suas primeiras palavras como presidente eleito, Jarbas Feldner se emocionou ao lembrar da filha, Maria Clara, que tem deficiência intelectual, e da esposa, Maristela. “Aqui está a causa: Maria Clara [mostrando a foto da filha projetada no telão]. E, quando há 40 anos chegou em nossa vida, nós fazíamos o questionamento: como será daqui pra frente, tendo uma pessoa com deficiência em nossa família? Passado todo esse tempo, nós entendemos que essa menina linda tinha uma missão muito bonita, de não só proporcionar à nossa família e à minha comunidade de Tupaciguara (MG) o espaço de oportunidade para as pessoas com deficiência também serem vistas e reconhecidas. Foi por ela. E é por elas [esposa e filha] e tantas outras Marias Claras que estou assumindo, neste momento, à frente da Federação Nacional”, disse Jarbas, comovendo o público presente na assembleia.


O presidente eleito também lembrou do primeiro apoio que recebeu, da pessoa que se colocou a seu lado para enfrentar esta nova caminhada, referindo-se a Eduardo Barbosa, ex-presidente da Fenapaes morto em agosto deste ano. Jarbas expressou que, embora Eduardo Barbosa tenha partido antes, sua presença ainda é sentida e que, apesar de fazer muita falta, o mesmo continuará a inspirá-lo.


Futuro apaeano


Ainda em seu discurso, Jarbas afirmou que, como presidente, pretende que a Federação Nacional seja um meio de apoio essencial para as Apaes, fortalecendo e apoiando ativamente as unidades apaeanas espalhadas pelo país, atualmente presentes em 2.249 municípios.


“Haveremos de mudar a concepção da própria Federação Nacional. A Federação Nacional não pode ser fim, tem que ser meio. Ela que vai estimular e apoiar todas as Federações dos Estados. Nós vamos apoiar intensamente, esse é o meu compromisso. Pois onde o verdadeiro movimento apaeano ocorre todos os dias é nas Apaes de cada canto deste país. É lá que realmente nós temos que apoiar. A nossa proposta é que sejam de ações concretas, apoiando os nossos projetos e os projetos das Apaes, dentro daquilo que for possível e mesmo buscando transformar o impossível em possibilidades. Acreditem nisso. A assistência social será o nosso carro-chefe, como é o do movimento”, destacou.


Entre as ações que serão desenvolvidas em sua gestão, o novo presidente citou: Centro-Dia, Escola de Família e Escola de Autodefensores, bem como programas de oficinas, programa de envelhecimento e programa de apoio ao trabalho.


“São ações que nós deveremos, juntamente com a nossa coordenadora nacional de Assistência Social, a Coordenadoria da Família, com os autodefensores, para que possamos somar os nossos esforços para podermos chegar a cada Apae deste país com propostas de ações”, disse Jarbas, garantindo que as áreas de educação, saúde, esporte e arte “serão olhadas com muito carinho”.


Jarbas reforçou também a importância das dificuldades enfrentadas ao longo do caminho, destacando como elas revigoram a causa apaeana. “Foram as dificuldades que nos tornaram fortes. Foram os desafios de cada dia que fizeram com que nós chegássemos até aqui. E nós vamos continuando, evidentemente, querendo superar as dificuldades, mas desafiando todos os dias aqueles que aparecem à nossa frente, para que possamos, ao superá-los, poder caminhar e fortalecer a nossa causa, o nosso ideal”, afirmou.


Experiências e contribuições


Na oportunidade, o atual presidente, José Turozi, parabenizou Jarbas Feldner pela vitória e manifestou gratidão pela escolha de membros da atual diretoria executiva para compor a sua chapa.


“Fico agradecido porque você está aproveitando pessoas que eu tenho certeza que vão ajudá-lo muito e toda a sua diretoria. Aproveito, também, para parabenizar os presidentes eleitos das Federações e que vocês tenham um ótimo trabalho”, ressaltou.


Já o presidente eleito enfatizou que, ao analisar a implantação dos trabalhos feitos pela atual diretoria executiva, disse saber do tamanho da responsabilidade que terá a partir de janeiro de 2024.


“Sinto-me muito obrigado a fazer o melhor de mim para dar sequência a esse momento maravilhoso, aproveitando todas as experiências e contribuições que você [José Turozi] e o Nilson [Ferreira, atual vice-presidente] trouxeram para o movimento”, garantiu Jarbas, reforçando que buscará apoio nas contribuições da atual diretoria na caminhada futura do movimento apaeano.

Navegação

Portal da transparência Notícias Campanhas Videos Arquivos

Fale conosco

Email: apaejaperi@ig.com.br

Telefone: (21) 26702375

Rua Arruda Negreiro, s/no - CEP: 26375000 - Japerí - RJ

Assine nossa newsletter

APAE BRASIL - Todos os direitos reservados
made with ❤ by Destra Software
Quero doar!