Começa hoje, 2 de setembro, o curso “Deficiência Intelectual: Atualização do conceito, formação e práticas pedagógicas”. A capacitação tem como objetivo proporcionar formação continuada aos professores e profissionais das Apaes e terá ênfase na 12ª Edição do Manual Deficiência Intelectual: Definição, Diagnóstico, Classificação e Sistemas de Apoio, da Associação Americana de Deficiência Intelectual e Desenvolvimento (AAIDD).
A iniciativa faz parte da pesquisa de mesmo nome que é realizada pela Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR). A pesquisa tem por objetivo a tradução do 12º Manual da AAIDD, de modo a popularizar o acesso à publicação no Brasil. O curso acontecerá de forma virtual: serão 60 horas-aula, com oito encontros síncronos nas sextas-feiras à tarde. A previsão de término é no mês de novembro. O principal público são os profissionais que realizam supervisão ou gestão de serviços educacionais ofertados pela rede Apae às pessoas com deficiência intelectual e múltipla.
Sobre o manual
O manual “Deficiência Intelectual: Atualização do conceito, formação e práticas pedagógicas”, da AAIDD, é uma obra de referência para nortear a definição, diagnóstico, classificação e sistemas de apoio para pessoas com deficiência intelectual em todo o mundo. Os autores do trabalho são pesquisadores de renome internacional na área de estudos da deficiência intelectual.
A 12ª edição do Manual da AAIDD em português poderá ser utilizada pelo público em geral, como as famílias, os profissionais da educação, saúde, assistência social, pesquisadores da área e estudantes. Seu lançamento está previsto para ocorrer na III Jornada sobre Deficiência Intelectual e Múltipla da Rede Apae, no final deste ano.
A obra apresenta 152 páginas divididas em seis capítulos teóricos, são eles: visão geral da 12ª edição, definição da deficiência intelectual, diagnóstico de deficiência intelectual, classificação do campo de deficiência intelectual, sistemas de apoio e abordagem integrativa da deficiência intelectual.