Fruto de uma parceria entre a Apae Brasil e o Ministério do Esporte, o programa TEAtivo está com as inscrições abertas até o dia 30 de junho, que podem ser feitas por meio de formulário on-line. Clique aqui para participar. Apesar de o TEAtivo ser executado pela Apae Brasil, não é necessário ter vínculo com a Rede apaeana para se candidatar a uma vaga.
O TEAtivo tem por objetivo democratizar o acesso a práticas esportivas, de atividade física e de lazer especializadas e ao convívio social adequado, como instrumento de desenvolvimento global e inclusão social, contribuindo, assim, para a efetivação dos direitos e da construção da cidadania das pessoas com transtorno do espectro autista (TEA).
Inicialmente, o programa será implementado em dez municípios da Região Nordeste: Imperatriz (MA), São Luís (MA), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Recife (PE), Teresina (PI), Natal (RN) e Aracaju (SE). Nesses núcleos serão oferecidas modalidades de natação, futebol, capoeira e atletismo, além de capacitação para os profissionais de educação física.
Nessa primeira etapa, somente pessoas com autismo, entre 6 e 18 anos, e residentes dessas cidades, podem se inscrever. É também obrigatória a entrega dos seguintes documentos: Laudo de Transtorno do Espectro Autista (TEA) de acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM 5); RG; CPF; declaração de matrícula escolar; atestado médico de saúde, preferencialmente de cardiologista; e o exame instabilidade atlanto-axial (IAA), em caso de síndrome de Down.