Apae de Três de Maio
25/11/2021
Link copiado com sucesso!!!
Um marco na Apae de Três de Maio (RS) aconteceu no último dia 19: a solenidade de inauguração da ampliação do Centro Especializado em Reabilitação Auditiva e Intelectual (CER II).
O ato foi abrilhantado pela Banda Municipal Carlos Gomes, de Ijuí, e contou com a presença de uma comitiva da Federação das Apaes do Rio Grande do Sul (Feapaes-RS), capitaneada pelo presidente estadual, Afonso Tochetto, pelo coordenador de Comunicação, Paulo Bogado, e pela coordenadora de Saúde, Fernanda Girardi. O diretor de Divulgação do Trilegal Tchê, Salim Iessim, e a repórter Miriã Possani, da capital gaúcha, também estiveram no evento.
Dentre as lideranças políticas presentes estavam o senador gaúcho Luis Carlos Heinze, o deputado federal Pedro Westphalen, os deputados estaduais Ernani Polo e Aloísio Classmann, o prefeito Marcos Corso e o presidente da Câmara Municipal, Antônio de Oliveira.
Também fizeram parte da mesa oficial o vice-presidente da Associação dos Municípios da Fronteira Noroeste (Amufron) e prefeito de Horizontina, Jones Cunha; o coordenador adjunto da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde, Marcelo Borges de Figueiredo, que representou a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann; a coordenadora da 17º Coordenadoria Regional de Educação de Santa Rosa, Beatriz Santina Cancian Milbradt, que representou a secretária estadual de Educação, Raquel Teixeira; o 1º sargento Delton Luiz, representante do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, César Eduardo Bonfanti; os alunos e autodefensores Márcia Salvador e Gilberto Schuander; a juíza de direito da Comarca de Três de Maio, Cristina Son; a promotora de Justiça Carolina Zimmer; e a assessora parlamentar Vanice de Mattos, que representou o deputado federal Osmar Terra.
“Este momento nos convida a refletir e avaliar a trajetória de 52 anos da Apae. Nos mais de dois mil metros quadrados de área construída, atendemos atualmente 234 alunos e usuários com deficiência intelectual e múltipla e/ou autismo e suas famílias, de Três de Maio e São José do Inhacorá, nas áreas de educação, saúde e assistência social, somos sede do 3º Conselho Regional das Apaes e também nos tornamos referência para 20 municípios da região com a instalação do CER II”, salientou o vice-presidente da Apae local, Paulo Camargo.
Ele revelou que a ampliação dos serviços prestados, via Sistema Único de Saúde (SUS), no qual a Apae é credenciada desde 2005, foi uma mudança muito grande e que exigiu significativo esforço e dedicação de diversas frentes, tanto para ser referência de forma qualificada quanto para as adequações físicas e aquisição de equipamentos e materiais necessários. “Nada disso seria possível sem as parcerias das instâncias municipal, estadual e federal, públicas e privadas. E é com todos vocês que estão aqui hoje conosco, celebrando esta conquista, que dividimos nossa felicidade e gratidão”, acrescentou.
Conheça o CER II
O Centro Especializado em Reabilitação Auditiva e Intelectual (CER II) da Apae de Três de Maio foi credenciado junto ao Ministério da Saúde em abril de 2019 e entrou em funcionamento em maio daquele ano.
Já foram realizados mais de quatro mil atendimentos e, tendo em vista a crescente demanda de serviços, se fizeram necessárias a reforma, ampliação e adequação dos espaços físicos para melhor comportar os atendimentos. As obras, iniciadas em janeiro de 2020, contemplaram a edificação do segundo piso do Bloco 2 – primeiro prédio construído da Apae, em 1978, que teve projeto voluntário do engenheiro civil João Antônio Casali.
Sete meses depois, em agosto, as novas instalações, que contam com mais de 300 metros quadrados de área construída – tendo como responsável o arquiteto Jorge Augusto Ramos Cassol, também de forma voluntária –, já estavam sendo utilizadas.
O presidente da Feapaes-RS, Afonso Foletto, revela que foram investidos na obra em torno de R$ 800 mil, sendo recursos próprios, oriundos de diversas ações e campanhas realizadas pela instituição ao longo dos últimos anos, por meio de projetos, doações espontâneas e anônimas.
No CER II são realizados serviços como teste da orelhinha e teste da linguinha, exames auditivos e protetização auditiva, via SUS, atendendo pacientes de até 20 municípios da região. São eles: Alecrim, Alegria, Boa Vista do Buricá, Cândido Godói, Doutor Maurício Cardoso, Giruá, Horizontina, Independência, Nova Candelária, Novo Machado, Porto Lucena, Santo Cristo, São José do Inhacorá, Senador Salgado Filho, Três de Maio, Tucunduva, Tuparendi, Campina das Missões, Porto Mauá e Porto Vera Cruz.
De acordo com o coordenador do CER II, o assistente social Leandro Steiger, desde o início das atividades, no Serviço de Audiologia já foram realizados mais de quatro mil atendimentos, sendo entregues mais de mil aparelhos. Na reabilitação intelectual, a média é de 1.740 atendimentos por mês.
Texto e fotos: Assessoria de Comunicação da Apae de Três de Maio
Jaqueline Peripolli