Uma proposta de criação do Conselho dos Ex-Autodefensores Nacionais das Apaes foi apresentada, na quinta-feira (3), ao presidente da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), José Turozi, pela funcionária da entidade Waldinéia Olímpia Zoraida Santana Ramos, que foi a primeira autodefensora nacional, com dois mandatos cumpridos entre os anos 1999 e 2003. A proposta foi apresentada durante reunião que contou também com a participação do 1º Diretor Financeiro da Fenapaes, Nilson Alves Ferreira; da secretária-executiva, Cristiane Andersen; e do coordenador da Uniapae, Erivaldo Fernandes Neto.
Waldinéia Ramos explicou que apresentou a proposta de criação do conselho após receber sugestões nesse sentido de outros ex-autodefensores nacionais. Durante a reunião, o presidente José Turozi destacou a importância da proposta e determinou seu encaminhamento para análise da Procuradoria Jurídica da Fenapaes.
Essa é uma reivindicação antiga dos ex-autodefensores nacionais, porque com a criação do conselho, não só os ex-autodefensores, mas também os atuais terão mais voz junto à Fenapaes, e as próprias Apaes terão mais credibilidade junto à federação nacional, afirmou Waldinéia.
Segundo ela, como já existe o Conselho Consultivo, composto por ex-presidentes da Fenapaes, a criação do Conselho dos Ex-Autodefensores Nacionais das Apaes seria importante para reforçar a ligação entre as duas pontas da Rede, ou seja, a entidade nacional e os usuários das Apaes.