Felipe Menezes
26/04/2024
Link copiado com sucesso!!!
A diretoria executiva e os conselhos de Administração e Fiscal da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) estiveram em Brasília (DF), nesta quarta-feira (24) e quinta-feira (25), para deliberar inúmeras pautas fundamentais para revigorar o movimento apaeano.
Conduzida pelo presidente prof. Jarbas Feldner de Barros, a reunião contou com a presença do vice-presidente Léo Loureiro; dos diretores-secretários Vanderson Gaburo (1º) e Ilda Salvático (2ª); dos diretores Financeiros Narciso Batista (1º) e Ottão Pereira (2º); e das diretoras Neuza Soares (Social) e Rosane Jahnke (Assuntos Internacionais); e dos autodefensores nacionais, Gustavo Silva e Paula Nascimento; dos 27 representantes das Federações das Apaes de Estado (Feapaes); dos procuradores Jurídicos, Mírian Queiroz e Roberto Salaberry (adjunto); bem como da equipe técnica da Fenapaes.
Na ocasião, foi apresentado e aprovado o Plano de Ação para 2024, onde a diretoria executiva abordou as metas e os coordenadores técnicos nacionais expuseram as ações previstas de cada área para este ano. No total, são dez coordenadorias, que serão lideradas por Ivone Maggioni Fiore (Assistência Social), Tâmara Soares (Autogestão e Autodefensoria), Rodolpho Bernardina e Hosana Velani (Família), Adinilson Marins (Defesa de Direitos e Mobilização Social), Daniel Barbosa (Saúde), Erenice Carvalho (Educação e Ação Pedagógica), Iracema Ferreira (Inclusão no Mundo do Trabalho), Sérgio Feldhaus (Arte e Cultura), Roberto Soares (Educação Física, Desporto e Lazer) e Ricardo Pimenta (Envelhecimento).
Entre as outras principais pautas chanceladas pelos conselheiros estiveram o novo organograma da Fenapaes, além do tema e a logo da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 2024, campanha promovida entre 21 e 28 de agosto, e dos 70 anos do movimento apaeano, que acontecerá em 11 de dezembro, no município do Rio de Janeiro, onde foi fundada a primeira unidade Apae no país. Além disso, foi abordada a realização do XII Festival Nacional Nossa Arte, agendado para dezembro na capital carioca, além das atividades preparatórias para as comemorações de sete décadas do movimento.
Foi deliberado ainda o nome da Faculdade Apae Brasil, que passará a se chamar Faculdade Apae Brasil – Dr. Eduardo Barbosa. O acréscimo da tagline “Dr. Eduardo Barbosa” é uma homenagem ao ex-presidente da Fenapaes, que morreu no dia 23 de agosto de 2023. Ademais, foi abordado a oferta do curso de terapia ocupacional pela instituição de ensino.
Durante a reunião, os diretores Narciso Batista e Ottão Pereira mostraram a situação financeira do movimento apaeano, enquanto a procuradora Mírian Queiroz e o departamento Jurídico da Fenapaes apresentaram as ações efetuadas nestes primeiros meses da nova gestão. Nessa pauta jurídica, por exemplo, foi aprovada a resolução administrativa que estabelece o Dia da Família Apaeana, a ser celebrado em 15 de maio.
Também constaram em pauta a relevância dos títulos de capitalização para as Apaes, bem como parcerias com empresas, tais como o Grupo Gazin e a operadora de telefonia Claro, e os poderes Legislativo e Executivo, buscando tanto garantir e expandir cada vez mais os direitos das pessoas com deficiência e suas famílias, por meio de legislações, políticas públicas e programas, quanto aprimorar os serviços ofertados pelas Apaes.
Participaram os deputados federais Weliton Prado (Solidariedade-MG), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados, Marcio Alvino (PL-SP), Silvia Cristina (PL-RO) e Antonio Brito (PSD-BA), e o secretário nacional de Paradesporto (SNPAR), Fábio Araújo, que apresentou boas notícias acerca do projeto TEAtivo, uma importante parceria estratégica para a promoção da melhor qualidade de vida das pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) por meio do esporte.
“Foram dois dias muito ricos, produtivos e que valerem a pena. E nós estamos muito tranquilos em saber que, graças à equipe da Federação Nacional das Apaes, que preparou todo o material com o maior carinho e esforço, nós conseguimos chegar ao fim da reunião com todas as pautas discutidas e aprovadas. Nós, da Fenapaes, queremos que, constantemente, toda a Rede Apae seja informada de tudo o que estamos fazendo. Vamos continuar juntos, porque temos uma luta muito importante pela frente”, afirmou o prof. Jarbas Feldner de Barros.