Após uma ativa e efetiva preparação, com a integração e união de todos os setores, a Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) garantiu, na última semana, a recertificação da norma NBR ISO 9001:2015 – Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). Essa recertificação assegura à entidade três anos com o certificado, passando, anualmente, por auditorias de amostragem para a verificação das conformidades dos requisitos da norma e de manutenção do sistema.
A série ISO 9001 faz parte de um grupo de normas técnicas internacionais que estabelecem diretrizes e padrões para criação de um Sistema de Gestão da Qualidade, e sua aplicação garante a otimização dos processos e melhoria contínua para a instituição.
O processo de recertificação ocorreu na quinta-feira (18) e sexta-feira (19), de forma presencial, pelo Grupo SGS Brasil, na sede da Fenapaes, em Brasília (DF). Na oportunidade, o auditor, após a avaliação dos setores da entidade com a garantia do Sistema de Gestão da Qualidade, declarou a conformidade de todos os setores, sem existência de não conformidades.
A Gestão da Qualidade é um compromisso primordial da diretoria executiva da Fenapaes, sendo a sua manutenção de extrema importância para a instituição. Certificada desde 2021, a entidade conta com a equipe da Qualidade, que trabalha na condução e no aprimoramento dos processos internos, a fim de que estejam aptos a receber as auditorias.
A analista de Qualidade da Fenapaes, Luciely Albano, destaca que o resultado deste processo de recertificação evidencia a melhoria contínua do desenvolvimento nos processos da organização. Luciely frisa ainda que o primordial é saber que o sistema de gestão impacta positivamente para o fortalecimento do movimento apaeano.
“Os processos estão muito bem definidos, os setores alinhados de seus objetivos e os resultados monitorados por meio da gestão dos indicadores, tudo em concordância com o planejamento estratégico da Fenapaes. Com isso, toda a Rede Apae é direcionada a partir desses processos, garantindo, prioritariamente, a satisfação de nossas partes interessadas, que são as pessoas com deficiências e suas famílias, os colaboradores, os parceiros e toda a sociedade”, afirma.