Em visita ao Espírito Santo, diretoria executiva da Apae Brasil prestigia trabalho das Apaes e cerimônia de 30 anos da Feapaes capixaba
Na oportunidade, presidente José Turozi e vice-presidente Nilson Ferreira discutiram também com Vanderson Gaburo a possibilidade de realizar o Capacita Apae Brasil no ano que vem
Com o propósito de fortalecer cada vez mais o movimento apaeano em todo o país, o presidente e o vice-presidente da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), José Turozi e Nilson Ferreira, respectivamente, desembarcaram nesta semana no Estado do Espírito Santo para cumprir uma série de compromissos institucionais.
Na quarta-feira (26), os membros da diretoria executiva da entidade foram à sede da Federação das Apaes do Estado do Espírito Santo (Feapaes-ES) para conhecer de perto os trabalhos feitos e dar início a tratativas com a organização local. Entre as pautas discutidas com o presidente da Feapaes capixaba, Vanderson Gaburo, a possibilidade de realizar o Capacita Apae Brasil, em uma data ainda a ser definida.
No Espírito Santo, que tem 78 municípios, há 40 Apaes e duas entidades filiadas: a Associação dos Amigos dos Autistas do Espírito Santo (Amaes) e a Vitória Down. Segundo dados da Feapaes-ES, são 2,5 mil profissionais e 9.106 pessoas com deficiência intelectual e múltipla atendidas.
Promovido desde 2019, o programa idealizado pelo Instituto Apae Brasil de Ensino e Pesquisa – cujo objetivo é oportunizar conhecimento e compartilhar experiências entre a equipe técnica da Fenapaes e presidentes, gestores e profissionais das áreas técnicas das Apaes – já percorreu as cinco regiões do país, contemplando 18 estados e o Distrito Federal, o último a sediar a edição deste ano, nos dias 25 e 26 deste mês. A expectativa da diretoria executiva é atender todos os estados até o fim de 2023.
Também no mesmo dia, o presidente e o vice da Apae Brasil conheceram as instalações da Apae de Vitória e os mais diversos programas oferecidos pela filiada aos assistidos.
Na quinta-feira (27), José Turozi e Nilson Ferreira visitaram a sede da Associação de Pais, Amigos e Pessoas com síndrome de Down do Espírito Santo, a Vitória Down, coirmã da Rede Apae Brasil que atende cerca de 240 pessoas com síndrome de Down e suas respectivas famílias. Durante o encontro, conheceram os programas oferecidos e as instalações da entidade, tais como o espaço destinado ao atendimento à saúde e terapias de estimulação neurossensorial.
À noite, os líderes do movimento apaeano prestigiaram a cerimônia que celebrou os 30 anos de fundação da Feapaes do Espírito Santo, com a presença das Apaes, de autoridades, lideranças e parceiros do Estado.