Loja

Logo Apae
Logo Apae

APAE - JAPERÍ

Apae de Japerí

  • Início
  • Notícias
  • Vídeos
  • Publicações
  • Apae Nacional
  • Navegação rápida
    • Portal da transparência
    • Notícias
    • Campanhas
    • Videos
    • Arquivos
    • Sorteios
    • '
  • Entrar
new item

Voltar

Diretoria da Fenapaes se reúne com ministra da Cultura para discutir XII Festival Nacional Nossa Arte

O evento é promovido desde 1995. Edição deste ano ocorrerá no Rio de Janeiro, em dezembro

Felipe Menezes

15/08/2024

Compartilhar  

Link copiado com sucesso!!!

A Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) se reuniu nesta quinta-feira (14), em Brasília, com a ministra da Cultura, Margareth Menezes, para tratar do XII Festival Nacional Nossa Arte, que ocorrerá na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 9 e 12 de dezembro. Na ocasião, a comitiva apaeana, liderada pelo presidente Jarbas Feldner de Barros, solicitou apoio do ministério para a realização do evento e discutiu a importância das futuras parcerias entre as instituições.


A audiência, requerida pelo deputado federal Weliton Prado, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados, contou com a participação de Léo Loureiro, vice-presidente da Fenapaes; Erivaldo Neto; diretor-geral da Faculdade Apae Brasil – Dr. Eduardo Barbosa; e Luciene Carvalho, gerente Institucional da entidade. Estiveram também presentes os colaboradores da Fenapaes Felipe Menezes, supervisor de Comunicação; Tiago Pereira, designer gráfico; e Carlos Rizza, consultor de Projetos; a jornalista Laís Pita; além da equipe técnica do Ministério da Cultura (MinC).


Durante a reunião, o presidente da Fenapaes apresentou à ministra os trabalhos realizados pela Rede Apae na defesa, garantia e promoção de direitos das pessoas com deficiência, destacando também a capilaridade e experiência na construção e execução de diversos programas e serviços especializados nas áreas de assistência social, educação, saúde, inclusão no mundo do trabalho, arte, cultura, esporte, entre outras, para mais de 1,6 milhão de pessoas com deficiência e suas famílias em todo o território nacional. Atualmente, a Rede tem cerca de 160 mil profissionais.


O prof. Jarbas acrescentou que, dentre as mais diferentes ações efetuadas pela Apae Brasil, está o Festival Nacional Nossa Arte, que chega à sua XII edição. Realizado desde 1995, o festival é um dos maiores eventos promovidos pela entidade, a cada três anos, e visa reconhecer e valorizar as habilidades e o potencial criativo e intelectual das pessoas com deficiência e, assim, por meio das linguagens artísticas, despertar para uma mudança de postura da sociedade brasileira e dar asas à plena inclusão.


Para a etapa deste ano, que terá o suporte da Federação das Apaes do Estado do Rio de Janeiro (Feapaes-RJ) e da Apae do Rio de Janeiro, estão previstos cerca de 1,5 mil artistas, sendo de 22 estados e do Distrito Federal. Por quatro dias no Expo Mag, os artistas farão apresentações nas modalidades de artes cênicas, artes visuais, artes literárias, dança, danças populares e música.


“Nós estimulamos que as Apaes realizem atividades de esporte e arte, porque a ciência já provou que elas têm impacto positivo na vida das pessoas com deficiência, contribuindo ativamente no processo de habilitação e reabilitação, da socialização e da melhor qualidade de vida. E o Festival Nacional Nossa Arte tem esse caráter de agente de transformação. É uma oportunidade em que mostramos à sociedade brasileira que as pessoas com deficiência não são doentes nem precisam de caridade. São cidadãos dotados de inteligência, capacidade e possibilidades, e que merecem respeito, direito à cidadania e acesso a oportunidades”, afirmou o líder do movimento apaeano.


Na ocasião, o presidente da Fenapaes aproveitou para enfatizar a importância do Ministério da Cultura na construção de um Brasil mais justo, inclusivo e equitativo, e que, diante desse papel, o apoio do órgão visando à promoção do evento artístico apaeano potencializaria o trabalho já desenvolvido pelo movimento há 70 anos.


“Agradeço a parceria do deputado Weliton Prado, que não mediu esforços para que o encontro pudesse ser realizado. E nós saímos confiantes da audiência, pois a ministra Margareth, além de nos receber muito bem e demonstrar apoio à causa, considerou a importância do propósito do Festival Nossa Arte, não somente no contexto do movimento apaeano, mas também para a sociedade em geral. O apoio e a parceria do poder público, somada às empresas, são essenciais para que possamos realizar os nossos eventos e, consequentemente, promover ainda mais a inclusão e as políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência. Então, foi um dia proveitoso e espero que isso realmente possa trazer frutos, tanto agora quanto nos projetos futuros”, disse o presidente da Fenapaes.

Navegação

Portal da transparência Notícias Campanhas Videos Arquivos

Fale conosco

Email: apaejaperi@ig.com.br

Telefone: (21) 26702375

Rua Arruda Negreiro, s/no - CEP: 26375000 - Japerí - RJ

Assine nossa newsletter

APAE BRASIL - Todos os direitos reservados
made with ❤ by Destra Software
Quero doar!