Ontem (23), a Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) realizou mais uma edição do Diálogos em Rede. O tema do evento foi "O Método de Alfabetização ABACADA - Desafios do Aprender", e contou com a moderação da Coordenadora Nacional de Educação e Ação Pedagógica da Fenapaes, Fabiana Maria das Graças Soares de Oliveira e participação da Especialista em Neuropsicologia da Aprendizagem, Profa. Claudia Mara da Silva e da Coordenadora de Educação e Ação Pedagógica da Feapaes/PR, Cacilda Veronesi Jaloto dos Santos.
A coordenadora Fabiana agradeceu a participação de todos, lembrando a importância da alfabetização na vida de todos. "Nós sempre continuamos nos alfabetizando. Todos os alunos, independentes de suas características sempre estão aptos a esse processo", iniciou.
A professora Claudia inciou explicando sobre o ABACADA. "O ABACADA surgiu da necessidade de alfabetizar alunos que já estavam na escola mas não conseguiam adquirir a escrita do modo que era ensinado. Uma grande pesquisa foi necessária para desenvolver uma metodologia para que um formato fosse adaptado para esses alunos. O ABACADA nasce da junção de dois outros métodos e trouxe resultados muito relevantes. Essa metodologia foi desenvolvida para alunos com deficiência intelectual, mas hoje em dia ela é utilizada também para alfabetizar quem apresenta dificuldade no ensino comum", explicou.
A coordenadora Cacilda citou o contato que teve com o método e como isso foi relevante para os assistidos. "Nós vivenciamos muitas vezes em nossas escolas um eterno recomeço. O método ABACADA trás a possibilidade de um aprendizados sequenciado, sendo esse seu diferencial. Nós utilizamos o material não apenas pensando apenas nas crianças, mas nos jovens e adultos que precisam ser alfabetizados, tirando a estagnação de alunos que estavam já a muito tempo sem progresso. Esse incentivo leva os educadores a terem ainda mais prazer em ajudar seus alunos", citou.
Claudia então explicou a metodologia, descrevendo seus processos mais importantes e a forma que incentiva e educa os alunos. "mesmo com esse método, precisamos sempre de um planejamento para cada aluno, um processo para conhecer as necessidades de cada assistido", seguiu.
O tema da live será "Educação Física, Desporto e Lazer em Tempos de Isolamento Social", com a moderação do coordenador Nacional de Educação Física, Desporto e Lazer da Apae Brasil, Roberto Antônio Soares e a participação do Coordenador de Educação Física Esporte e Lazer das Apaes do Estado do Rio de Janeiro/RJ, Fabio Gonçalves Coboski, do Coordenador Estadual de Educação Física, Desporto e Lazer da Feapaes/PR, Paulino Hykavei Junior, da Coordenadora Estadual de Educação Física, Desporto e Lazer do DF, Andrea Glaucy Davim Raulino e do Coordenador de cursos de educação paralímpica do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), David Farias Costa.
Acompanhe as lives, sempre às 19 horas, no canal de YouTube da Apae Brasil, clicando aqui.