No dia 05 de junho de 1972, na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Estocolmo, na Suécia, foi criado o Dia Mundial do Meio Ambiente com a finalidade de se desenvolver uma postura crítica e ativa em relação aos problemas ambientais existentes no planeta. Nessa ocasião, a ONU lançou o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e apresentou a Declaração da Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente, que apresenta princípios que visam à melhoria da preservação do meio ambiente.
Os seres humanos são os grandes responsáveis por mudanças graves no meio ambiente, como a poluição e a perda de biodiversidade, e cabe a nós criar medidas que impeçam que nossos impactos atinjam de modo irreversível a Terra.
Espera-se que, com o Dia Mundial do Meio Ambiente, a sociedade obtenha informações relevantes sobre os impactos do homem no planeta e adquira uma postura consciente em relação ao uso dos recursos naturais. Também tem por objetivo lembrar a população e os governantes sobre a importância da preservação dos nossos recursos e da necessidade de leis que garantam o desenvolvimento, mas sem afetar de maneira negativa o meio, ou seja, que garantam um desenvolvimento sustentável.
Para que a conscientização aconteça, a cada ano um tema é debatido amplamente ao redor do mundo. São realizadas campanhas que mobilizam não apenas o cidadão comum, como também governantes e empresas.
Apesar de parecer uma tarefa difícil, o meio ambiente pode ser ajudado com medidas individuais bastante simples. Se cada um fizer sua parte, podemos garantir um futuro mais promissor para as gerações futuras. Veja a seguir algumas dicas importantes para preservar o meio ambiente:
Economize água e energia;
Não compre animais silvestres sem autorização;
Evite hábitos consumistas, comprando apenas o que for necessário;
Sempre que possível, deixe seu carro em casa;
Prefira comprar de empresas que apresentam responsabilidade socioambiental;