Pela primeira vez, a folia de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, terá temática voltada para a inclusão das pessoas com deficiência. O projeto 'Carnaval Para Todos' já elegeu, inclusive, o rei momo Carlos Augusto e a rainha do carnaval Thamires Helena, ambos com síndrome de Down. No dia 1º, às 16h, Carlos recebe a chave da cidade das mãos do prefeito de Cabo Frio, Adriano Moreno, abrindo a festividade no município.
'Tendo um rei momo e a rainha do carnaval - símbolos [do carnaval], ícones culturais - com deficiência, a gente tira todos os estereótipos de modelo. A gente poder entregar a chave da cidade a uma pessoa com deficiência diz 'vocês têm liberdade, vocês têm direito dentro da cidade'', explica Luciana Huguenin, uma das colaboradoras do 'Carnaval Para Todos'.
Uma estação adaptada para pessoas com deficiência será montada perto dos quiosques da Praia do Forte, onde haverá bailes de carnaval com animadores, brincadeiras e sorteios de brindes. O espaço funcionará de 2 a 5 março, das 14h às 17h30.