Os 1.556 atletas inscritos na XXII Olimpíadas Especiais das Apaes – Edição Nacional 2018 vão mostrar seus talentos e habilidades, de 3 a 8 de dezembro, no moderno Complexo Esportivo da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) de Canoas (RS), equipado com o que há de melhor para atender às 11 modalidades da competição – atletismo, natação, tênis de mesa, ginástica rítmica, ginástica artística, capoeira, bocha, futsal, futebol society, handebol e basquete.
A estrutura conta com um estádio de futebol com capacidade para mais de 6.000 pessoas, três ginásios multiuso com várias opções de pisos e tamanhos de quadras, o que amplia as possibilidades de treinamentos e minimiza riscos de lesões nos atletas.
O parque multiesportivo ainda conta com dois campos suplementares de treinamento reconhecidos pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), duas quadras de tênis, uma sala de musculação e um Centro de Fisioterapia.
No Rio Grande do Sul, a estrutura da Ulbra é apontada entre as três melhores para a realização de competições, atrás apenas do Sport Club Internacional e do Grêmio Futebol Porto-alegrense.
A XXII Olimpíadas Especiais das Apaes – Edição Nacional 2018 é promovida pela Federação Nacional das Apaes (Apae Brasil) em parceria com a Federação das Apaes do Estado do Rio Grande do Sul (Feapaes-RS), a Apae Canoas e a ULBRA. Ao todo, 23 delegações vão participar do evento, que tem o objetivo de promover a inclusão, o desenvolvimento e o lazer das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. A cobertura oficial da competição é da TV Bandeirantes do Rio Grande do Sul.