Apaes e entidades filiadas, governos estaduais, prefeituras e outras instituições estão engajadas na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2018, cujo tema é Familia e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas (de 21 a 28 de agosto). O objetivo dessa grande mobilização é sensibilizar a sociedade sobre a importância da inclusão e da participação das famílias e das próprias pessoas com deficiência na defesa de seus direitos. Para esta quinta-feira (23), várias atividades abertas ao público estão programadas em diferentes partes do país.
Na região sul do Estado do Rio de Janeiro, por exemplo, a cidade de Resende promove debates sobre saberes e práticas inclusivas, enquanto, em Volta Redonda, a mobilização conta com palestras sobre temas como Braille, Sorobã e Mobilidade. Em Barra Mansa, também nesta quinta-feira, os destaques são uma palestra sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e jogos e brincadeiras para os alunos da Apae Barra Mansa.
No Rio Grande do Sul, na capital Porto Alegre, as atividaes desta quinta-feira incluem uma palestra sobre a preparação da pessoa com deficiênca para o mercado de trabalho. Em Viamão, está programado um painel sobre Legislação, Acessibilidade e Comunicação.
No Pará, a Apae Santarém abriu a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2018 com a inauguração de um jardim sensorial, que tem o objetivo de estimular os sentidos dos usuários da instituição, por meio do contato com as plantas.