Mesmo durante a pandemia de Coronavírus, é muito importante que os recém-nascidos façam todos os exames no prazo adequado. Entre eles está o teste da orelhinha, o método mais moderno para constatar problemas auditivos. A Apae da Serra (ES) continua oferecendo este serviço para quem precisa, de forma gratuita, mesmo durante o período de isolamento social decretado pelo Governo do Estado como medida de segurança no combate à covid-19.
O teste da orelhinha deve ser realizado entre o segundo e terceiro dia de vida do bebê. Ele é feito com a criança dormindo e leva de cinco a dez minutos para ser concluído. Os pais não precisam se preocupar: o teste é rápido, seguro e indolor para a criança. A realização do Teste da Orelhinha tornou-se obrigatório em 2010.
Realizar esse exame é importante para detectar qualquer alteração na audição do bebê e, caso seja detectada alguma alteração, já é possível iniciar o tratamento adequado para que qualquer deficiência interfira o mínimo possível no desenvolvimento da linguagem da criança.