Assessoria de Comunicação
03/07/2020
Link copiado com sucesso!!!
Ontem (2), a Apae Brasil promoveu mais uma edição do Diálogos em Rede, com o tema "Medidas de prevenção ao desemprego de pessoas com deficiência em decorrência das medidas de isolamento social". O evento contou com a moderação da Coordenadora Nacional de Educação Profissional, Trabalho, Emprego e Renda da Fenapaes, Iracema Aparecida S. Ferreira, com a participação da Coordenadora Estadual de Educação Profissional, Trabalho, Emprego e Renda da Feapaes/PR, Carla Beatriz Bernardi Machado, da Coordenadora de Recrutamento e Seleção - CSD - Companhia Sulamericana de Distribuição, Nayara Mazzaro Batista, do Presidente do Comitê Brasileiro de Organizações Representativas das Pessoas com Deficiência CRPD, Moisés Bauer Luiz e representantes de uma família assistida pela Rede Apae, a família Crochate.
A coordenadora Iracema deu início à Live, apresentando um vídeo sobre o tema. "Não podemos de citar como o trabalho é importante em nossas vidas, principalmente agora em um momento como esse, de pandemia. Para a pessoa com deficiência não é diferente. Elas tem o mesmo propósito de todos: garantia de independência e qualidade de vida. Temos pessoas com deficiência que inclusive sustentam suas famílias", abriu.
Moisés citou a importância do tema. "É um tema vital. Nos tempos de pandemia há uma certa confusão sobre o que é mais importante para todos. Isso apenas mostra o quão importante é a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho", disse.
Moisés citou também a lei de cotas, como as empresas ainda tem dificuldades em se ajustar a ela e absorver as pessoas que precisam das vagas.
A coordenadora Carla pontuou a importância do momento de divulgação e debate do tema. "Nosso público de atendidos é muito significativo. No Paraná são mais de 30 mil pessoas com deficiência aptos para o trabalho. Precisamos sempre estar atentos às políticas publicas para melhor atendermos as famílias e direcioná-las ao mercado de trabalho", citou.
Nayara falou sobre sua experiência no tema. "Desde que começamos a contratação de pessoas com deficiência, a Apae tem sido nosso principal parceiro, num processo de inclusão junto à família, divulgando o processo dentro da empresa. São mais de 450 pessoas com deficiência empregados conosco. Nosso papel como empresa não é apenas cumprir cotas e sim cumprir um papel social e trazer diversidade no mercado de trabalho", disse.
Aparecida Crochante falou sobre a experiência de Maurício, membro da família portador de deficiência e sua experiência no mercado de trabalho. "Não existem limites quando a pessoa tem entusiasmo e vontade de trabalhar. Nunca enxergamos as dificuldades e sim o potencial da pessoa. A importância de estar trabalhando trás um desafio e enriquecimento enorme", contou.
Os participantes comentaram então as questões de importância do mercado de trabalho, citando os desafios enfrentados e as soluções que são desempenhadas para trazer mais acessibilidade para as pessoas portadoras de deficiência.
Você pode assistir ao debate na íntegra clicando aqui.
O Diálogos em Rede continuam. No dia 07 de julho terá uma nova edição, abordando o tema "As contribuições da ciência para o enfrentamento às consequências provocadas pelo isolamento social nas pessoas com deficiência e suas famílias. Ênfase: Os irmãos das pessoas com deficiência: uma questão pendente em tempos que quarentena". O evento terá a moderação do Coordenador Científico da Federação Nacional das Apaes, Dr. Rui Fernando Pilotto e a participação da Psicóloga, Doutora em Psicologia, Mestre em Educação e Especialista em Educação Especial, Profa. Dra. Maria de Fátima Minetto e do Doutor em Psicologia Clínica e Professor da Universidade de Évora, em Portugal, Prof. Dr. Vitor Franco.
A live poderá ser assistida clicando aqui.