A diretoria executiva da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) se reuniu nesta quarta-feira (27) com o diretor-presidente da Caixa Seguridade, André Nunes, para discutir as futuras ações relacionadas ao título de capitalização X Cap do Bem, da Caixa Econômica Federal. Lançado em 20 de outubro do ano passado, o produto tem por objetivo promover a realização dos sonhos dos brasileiros e, assim, beneficiar as pessoas com deficiência e suas famílias atendidas pela organização, atualmente presente nas cinco regiões do país.
Participaram do encontro, que aconteceu na sede do órgão, em Brasília, o presidente e o vice-presidente da Fenapaes, José Turozi e Nilson Ferreira, respectivamente, a procuradora Jurídica, Mírian Queiroz, e o captador de recursos, Eurismar Félix, além de gestores da Caixa, tais como a diretora Agata Janjacomo de Siqueira e o superintendente Ricardo Rios Araújo.
Durante a reunião, Turozi afirmou que o movimento apaeano está à disposição para criar ações que possam tanto agilizar a comercialização do X Cap do Bem quanto para que tenha o resultado esperado. Na ocasião, o presidente e os demais representantes da diretoria executiva sugeriram mudanças nas estratégias de comunicação, como mostrar à sociedade acerca da importância do produto, a fim de sensibilizá-la.
Entre as iniciativas acertadas que serão realizadas em conjunto pelas duas instituições, cartazes de divulgação do X Cap do Bem nas casas lotéricas; ofício e visita dos lotéricos às Apaes, com o propósito de apresentar os serviços ofertados; e a campanha Semana do Bem entre 22 e 27 de agosto, mesmo período da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla – feita pela Fenapaes desde 1963 e introduzida no calendário nacional pela Lei nº 13.585/2017 –, que neste ano terá como tema “Superar barreiras para garantir inclusão”.
Atualmente, a Rede Apae Brasil é composta pela Fenapaes, por 26 Feapaes e mais de 2.200 Apaes – estas espalhadas em todo o território nacional, realizando, anualmente, 25 milhões de atendimentos nas áreas de assistência social, educação, saúde e inclusão no mundo do trabalho. Com mais de 166 mil profissionais, a instituição atende 1,3 milhão de pessoas com deficiência, de todas as faixas etárias. Contando com o apoio da Caixa Econômica Federal, que tem parceria com mais de 12 mil casas lotéricas.
“A Apae Brasil e a Caixa Econômica estão animadas com essa parceria, porque acreditamos que o X Cap do Bem representará uma nova perspectiva na história das instituições. Por isso, vamos trabalhar mais unidos e intensificar as ações pelos próximos dias, a fim de que o produto alcance o resultado que merece e nos auxilie e seguir proporcionando melhor qualidade de vida àqueles que são a nossa razão de existir: as pessoas com deficiência e suas famílias”, afirmou Turozi.