Membros da diretoria executiva da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) se reuniram nesta quinta-feira (5) e sexta-feira (6) para deliberar diversos assuntos institucionais e debater o plano de ação das atividades que serão desenvolvidas até o fim deste ano. Conduzido pelo presidente José Turozi, o encontro aconteceu na sede da organização, em Brasília, e teve a participação do vice-presidente Nilson Ferreira, do 1º diretor Financeiro, Hélio Lopes, e da procuradora Jurídica, Mírian Queiroz.
Entre as pautas discutidas, os preparativos para o 27º Congresso Nacional das Apaes, cujo tema será “Novos olhares para as pessoas com deficiência e famílias”. Considerado o maior evento do movimento apaeano e promovido pela Fenapaes desde 1962, o Congresso deste ano será em Maceió (AL), entre os dias 29 de novembro a 1º de dezembro, com a presença de cerca de 2,5 mil pessoas.
A capital alagoana ainda será anfitriã do 1º Fórum Nacional das Famílias das Apaes, do 8º Fórum Nacional de Autogestão e Autodefensoria e do Encontro Nacional de Coordenadores Estaduais de Assistência Social da Rede Apae Brasil. Os três eventos ocorrerão em 28 e 29 de novembro, também no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso.
Na ocasião, as lideranças da Apae Brasil trataram, por exemplo, dos modelos das camisetas do Congresso; do status das inscrições e da programação; das parcerias, entre elas com o governo de Alagoas, a Prefeitura de Maceió e a Kallas Mídia OOH, operadora master de publicidade do Aeroporto Internacional de Maceió – Zumbi dos Palmares; do projeto arquitetônico do evento; do investimento ainda a ser feito; entre outros temas.
O presidente José Turozi afirmou que a reunião foi produtiva e contribuiu para que a diretoria executiva pudesse alinhar as atividades que a organização vai promover pelos próximos meses, a exemplo do 27º Congresso Nacional das Apaes. Segundo Turozi, será uma oportunidade de fortalecer o conhecimento dos presidentes, gestores, voluntários e profissionais das áreas técnicas e, consequentemente, garantir melhorias para as pessoas com deficiência e suas famílias.
“Desde o início de nossa gestão, temos nos dedicado em fortalecer a Rede e a marca Apae Brasil, não medindo esforços para que o movimento apaeano siga trilhando o caminho da segurança e prosperidade. E, com zelo e vitalidade, nós temos alcançado resultados cada vez mais positivos, construindo, portanto, a Apae do século 21”, afirmou.