O projeto Jiu-Jitsu na Escola, oferecido pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Araranguá foi um dos oito vencedores do 14º Prêmio Guga Kuerten - A Grande Jogada Social, um dos mais importantes do estado, voltado para projetos sociais de educação de crianças, adolescentes e pessoas com deficiência, e que utilizem o esporte como proposta orientadora.
Os oito vencedores dividiram um prêmio no valor de R$ 26 mil. A noite de premiações também contou com apresentações das Apaes de Porto União e Chapecó.
Os alunos com deficiência aprendem o jiu-jitsu com o professor Daniel Smânia, o Palhuca, idealizador do projeto, que se ofereceu para dar aulas no ginásio da Apae. Os resultados foram tão positivos que a Apae de Araranguá produziu vídeo para mostrar os benefícios que a prática propicia aos cerca de 50 alunos, como melhora da capacidade motora, foco e atenção. O material está disponível no endereço https://www.youtube.com/watch?v=w7_nUM2IXZI.
* O Jiu Jitsu é uma arte marcial de origem japonesa que utiliza uma série de diferentes técnicas e golpes corporais com o objetivo de derrotar ou imobilizar o oponente.
**Crédito das imagens: RevistaW3.com.br e Instituto Guga Kuerten