Coordenadores de educação e ação pedagógica das Apaes de 22 estados e do Distrito Federal estão reunidos, em Brasília, para leitura, discussão e apresentação de sugestões para a redação do documento Educação: Ação Pedagógica na Rede Apae.
O documento servirá de referência para a atuação pedagógica da rede em todo país, seja em escolas especiais ou em centros de atendimento educacional especializado. A proposta é atualizar as orientações e diretrizes educacionais, para melhor atender aos alunos e suas famílias.
Fabiana Oliveira, responsável por coordenar o encontro nacional, juntamente com a consultora e especialista na área Dra. Erenice Natália CDF, explica que o texto está sendo redigido a muitas mãos. O documento começou a ser produzido em setembro do ano passado, no primeiro encontro com os representantes estaduais, que identificaram, em suas regiões, dificuldades e oportunidades de aprimorar o atendimento às pessoas com deficiência. Nós estamos com os coordenadores do País, dando prosseguimento à construção do documento orientador e norteador das ações pedagógicas da rede apaeana, garantindo uma forma de gestão democrática e participativa na condução do processo, destaca Fabiana. Os dois dias de trabalho terminam nesta terça-feira (09).
Albanir Pereira Santana, 1º Diretor Secretário da Fenapaes, ressalta que o documento servirá como diretriz norteador das ações educacionais na rede apaeana. Ele acredita que a atualização do texto é fundamental para abarcar as recentes mudanças na Lei e, também, o momento atual da educação, e que o resultado será representativo da visão de futuro das Apaes.
Além da participação dos coordenadores estaduais, sob a mediação da Fenapaes, o texto final do documento Educação: Ação Pedagógica na Rede Apae terá a contribuição de especialistas em educação geral especial, convidados de universidades e de outros segmentos.
No primeiro dia de intensos debates, os coordenadores assistiram palestras dos especialistas Claudio Boechat - Sustentabilidade e Planejamento de Ações Pedagógicas, e de Maria Augusta Alves Pimenta – Organização da Educação Básica em Ciclo. Nesta terça-feira, será a vez da palestrante Leila Lopes de Ávila (UERJ) debater o Plano Educacional Individualizado (PEI) e dos coordenadores apresentarem as sugestões de alteração no texto final.
O documento deve ser finalizado até outubro deste ano. Com previsão de distribuição às Apaes de todo País em março de 2017.