Alunos, professores e direção da Associação de Pais e Amigos os Excepcionais (Apae), em Rio Branco (AC), serão beneficiados em breve com um espaço adequado para a prática de diversas modalidades esportiva. Trata-se da construção de uma quadra poliesportiva coberta anexa à sede da entidade. As obras, que já estão em andamento, proporcionarão melhor qualidade de vida para os estudantes atendidos pela instituição de ensino especial.
O anúncio para liberação de recursos para a construção da quadra (na ordem de R$719 mil) foi feito pelo prefeito da capital, Marcus Alexandre. O investimento é proveniente de emenda parlamentar junto ao Orçamento Geral da União, proposta pela então deputada federal Perpétua Almeida.
O espaço era um sonho não só para os estudantes, mas também para os educadores, pois proporcionará melhores condições de aprendizagem por meio do esporte. De acordo com diretora-presidente da Apae, Cecília Lima, o esporte sempre foi fundamental para o desenvolvimento da pessoa com deficiência, isso em vários aspectos, inclusive de inclusão social.
Conquistas através do esporte
Em dezembro do ano passado, alunos da Apae (10 atletas no total), conquistaram cinco medalhas no atletismo, sendo uma de ouro, duas de pratas e mais duas de bronze na 21ª edição das Olimpíadas Especiais das Apaes, torneio realizado na cidade de Campo Grande (MT). Em Rio Branco, a entidade realiza várias atividades que utilizam o exercício físico como suporte educacional.