A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Sidrolândia completou, na quarta feira, 29 de junho, 27 anos de grandes serviços prestados a nossa cidade. A Entidade foi fundada no dia 29 de junho de 1989, com sede e foro na cidade de Sidrolândia – MS, filiada à Federação Nacional das Apaes.
Segundo o histórico fornecido pela atual diretoria da Apae, nesta data reuniram-se diversos pais de excepcionais, a comunidade e empresários, com a finalidade de fundar uma Associação para prestar assistência aos excepcionais desta cidade sendo eleita de forma provisória a Senhora Cleonice Maria de Andrade Silvério como presidente.
A Associação começou a funcionar em um prédio locado, pela Prefeitura Municipal e a partir de 08/11/89, com o Presidente o Sr. Noé da Silveira Peixoto, as lojas Maçônicas de Sidrolândia, passaram a administrá-la. A partir do dia 21/ 05/90. Os centros de atendimento mantidos pela APAE na área da saúde, educação e assistência atende atualmente 160 estudantes e usuários deste município.
A Apae depende de parceria através de convênios com órgãos públicos Municipal, Estadual e Federal para sua manutenção, bem como o auxilio da comunidade na participação de eventos realizados em prol de angariar recursos para melhoria do atendimento da pessoa com deficiência, sendo: - Arraiá da Apae;
- Leilão Mais Amor e Compreensão Ivan Toniazzo;
- Cavalgada Apaexonada, que estamos organizando o espaço físico para sua realização devido a interdição do Clube de Laço.
Hoje a Apae está sob a presidência do professor Lindomar Bett e direção pedagógica da professora Cleidinéia Alves de Oliveira Ávila, com a direção administrativa de Marcília Hernandes Camargo Menezes.