Em solenidade que contou com a presença do ministro da Educação, Mendonça Filho, Ivana de Siqueira tomou posse como titular da Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação. O evento, realizado no dia 8 de junho, foi bastante prestigiado e a presidente da Federação Nacional das Apaes, Aracy Lêdo, foi representada pela gerente geral da entidade, Cristiane Andersen, e pelo coordenador pedagógico da Uniapae, Erivaldo Fernandes Neto.
Ivana é servidora do MEC e tem formação em psicologia com especialização em educação e desenvolvimento, além de mestrado em educação. Ao tomar posse, fez questão de afirmar que a Secadi vai trabalhar para garantir direitos já conquistados e evitar retrocessos. Ela disse que está ciente da complexidade da Secretaria, que tem um orçamento de R$ 500 milhões para este ano, mas ressaltou que está preparada para o desafio e aproveitou a oportunidade para apresentar parte de sua equipe de trabalho.
Rivaldo Alves Casado Filho assume a diretoria de políticas de educação para a juventude; Patrícia Neves Raposo, a diretoria de políticas de educação especial; Bruno Alves de Jesus, a coordenadoria geral de acompanhamento e avaliação das políticas de inclusão educacional para a juventude da Diretoria de Políticas de Educação para a Juventude, e Raquel Nascimento Dias a coordenadoria geral de educação para as relações étnico-raciais da Diretoria de Políticas de Educação do Campo, Indígena e para as Relações Étnico-Raciais.
A Secadi, que tem como foco a educação para a diversidade e a inclusão, é responsável pela implementação de políticas educacionais nas áreas de alfabetização e educação de jovens e adultos, ambiental, em direitos humanos, educação especial, do campo, escolar indígena, quilombola e educação para as relações etnorraciais, além das questões de gênero, diversidade sexual e combate à violência.