Uma empresa de consultoria ambiental firmou uma parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município rondoniense de Ji-Paraná. Cokm isso, alunos da instituição foram capacitados para operar uma máquina de coleta e separação de resíduos recicláveis. O equipamento estará exposto ao público durante a 5ª Rondônia Rural Show e 25% do valor arrecado com o material reciclado será revertido para a Apae. Na terça-feira (24/05), no Parque de Exposição Hermínio Victorelli em Ji-Paraná (RO), os jovens fizeram uma demonstração.
A engenheira ambiental, e uma das organizadora do projeto, Luana de Oliveira, informa que além do trabalho ambiental, desenvolvido pelo uso do equipamento, o projeto pretende desenvolver a inclusão dos alunos da instituição, que durante a Rondônia Rural serão agentes ambientais e receberão certificados pela qualificação.
A professora Maria José, diretora da APAE, revela a importância da oportunidade gerada durante o evento para os alunos da instituição.
A nossa missão é promover a cidadania, e nesse momento foi dada a oportunidade para que os alunos conheçam uma maneira de cuidar melhor do meio ambiente. Só o fato deles estarem aqui, se torna uma questão de oportunidade e igualdade para todos, afirma a diretora.
O engenheiro de computação, Marcelo José Gomes da Silva, que desenvolveu o projeto, conta como será o trabalho do maquinário. Essa tecnologia é 100% brasileira, estamos a três anos estudando e desenvolvendo esse projeto, só com essa máquina somos capazes de recolher vários tipos de materiais recicláveis e não precisamos nos prender apenas ao pet e alumínio, afirma o engenheiro.
A Cooperativa de Catadores de Material Recicláveis de Ji-Paraná esteve presente durante a cerimônia e assinou um contrato de parceria com os organizadores, se responsabilizando pela coleta, prensa e venda dos resíduos arrecadados, além de fazer o repasse a instituição.
Essa máquina faz o trabalho de triagem e separação do material, então ela agiliza e muito o nosso trabalho, para nós isso é excelente, além do lado social que o envolve, incluindo e capacitando os alunos da APAE, comenta Celso Luiz Moulaz, presidente da cooperativa.
A máquina de coleta e separação de resíduos recicláveis ficará durante toda a Rondônia Rural Show, de 25 a 28 de maio, e depois será levada para a sede da Apae em Ji-Paraná, onde ficará até 5 junho, dia internacional do ambiente e 25% do valor arrecado com a reciclagem será destinada a instituição.