No dia 7 de abril, o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), sancionou a Lei 14.809, que institui a Semana Municipal da Conscientização Sobre o Transtorno do Espectro Autista. O dia 2 de abril foi definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como sendo o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (World Autism Awareness Day).
A lei, de autoria do vereador Pier Petruzziello (PTB), visa a promover, por meio de eventos, palestras e seminários, a conscientização e reflexão sobre o preconceito enfrentado por portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias.
No mês de março, Curitiba lançou o Plano Municipal de Políticas de Acessibilidade e de Inclusão para a Pessoa com Deficiência para nortear as políticas públicas e ações inclusivas na administração municipal. O plano integra as ações do programa Curitiba + Inclusiva até 2017. Um de seus sete eixos, o da Saúde, contempla ações para o TEA: elaborar um projeto de um Centro Especializado de Reabilitação (CER) com equipes multiprofissionais de referência para atendimento especializado das pessoas com deficiência visual, auditiva, física, intelectual e Transtornos do Espectro do Autismo (TEA), além de proporcionar atendimento aos usuários com TEA no SUS Curitiba.
Com informações da Agência de Notícias da Prefeitura de Curitiba