De 2 a 14 de março, o CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) de Brasília apresenta o Festival Assim Vivemos – 7º Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência. A entrada é gratuita para ver os 33 filmes (sete deles brasileiros) de 20 países, além de quatro debates sobre os temas Autismo, Ser Artista, Autonomia e Imagem e estigma. Confira programação completa e sinopses no site www.assimvivemos.com.br.
Já houve anos em que o grande tema foi o amor; outros em que predominaram filmes sobre as lutas políticas das pessoas com deficiência. Este ano, o grande tema que norteia a maior parte dos filmes é a autonomia, a possibilidade de uma vida com independência. Os filmes do Assim Vivemos, em seu conjunto, apresentam um belo repertório de experiências, dificuldades e conquistas neste sentido.
O Assim Vivemos é o primeiro festival de cinema no Brasil a oferecer acessibilidade para pessoas com deficiência visual (audiodescrição em todas as sessões e catálogos em Braile) e para pessoas com deficiência auditiva (legendas Closed Caption nos filmes e interpretação em LIBRAS nos debates). Quanto à acessibilidade física, o Centro Cultural Banco do Brasil tem sua arquitetura concebida para garantir o acesso de pessoas com mobilidade reduzida e cadeirantes.