Loja

Logo Apae
Logo Apae

APAE - JAPERÍ

Apae de Japerí

  • Início
  • Notícias
  • Vídeos
  • Publicações
  • Apae Nacional
  • Navegação rápida
    • Portal da transparência
    • Notícias
    • Campanhas
    • Videos
    • Arquivos
    • Sorteios
    • '
  • Entrar
new item

Voltar

Fenapaes marca presença no “Congresso Internacional de Autismo na Vida Adulta: Ciência, Sociedade e Realidade”

MSWI

01/11/2016

Compartilhar  

Link copiado com sucesso!!!

Representando a Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) esteve presente , Fabiana Maria das Graças Soares de Oliveira – Coordenadora Nacional de Educação e Ação Pedagógica da entidade.

O evento foi promovido pela Associação Brasileira de Psiquiatria e a Universidade Federal de São Paulo, e realizado no período de 16 a 18 de abril de 2015, em São Paulo/SP.

Na oportunidade, participaram também pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), famílias e profissionais de diversas partes do Brasil e de outros países, dentre eles, Estados Unidos, Reino Unido, França, Argentina, Uruguai, Chile.

Consideração: Para o Presidente do Congresso, Dr. Jair de Jesus Mari, O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um transtorno que afeta precocemente 1% das crianças, sendo mais comum, entre os meninos, agregando um conjunto de condições no neurodesenvolvimento heterogêneas, com início precoce.

Destaque: Foi o primeiro Congresso a destacar o autismo na vida adulta, o que o diferencia e aumenta sua importância, uma vez que, de uma maneira geral, eventos como esse geralmente ocorrem privilegiando discussões sobre esse transtorno na infância, ficando na invisibilidade as ocorrências na vida adulta.

Conteúdo: Foram apresentadas pesquisas e abordagens que enfatizaram a importância da identificação e do atendimento precocemente e das múltiplas intervenções, no sentido de contribuir para que pessoas nessas condições aprendam a conviver em sociedade, o mais cedo possível e a lidar com as próprias potencialidades e limitações.

Avaliação: Na abertura, já ficou evidente o porquê do destaque à necessidade do envolvimento da Universidade com avanço nas pesquisas e estudos. Se efetivados, será uma forma de impactar na sociedade e nas famílias com informações de extremo interesse e relevância, e que abordem prevenção, educação, desenvolvimento das condições existenciais, convivenciais, relacionais e qualidade de vida. Trata-se de um envolvimento que poderá contribuir para solucionar os baixos índices de pessoas com TEA com acesso à educação, ao emprego e a outros benefícios e, assim, modificar condições pessoais e sociais, pois muitos ainda não têm autonomia e sofrem variados prejuízos nos itens citados. Em destaque, ainda, a identificação do TEA com o diagnóstico feito ainda na gravidez da mãe, e a ênfase dada ao atendimento precoce, à inclusão social e a mudança de olhar que, na atualidade, deve voltar-se para a pessoa e que essa não fique reduzida a um diagnóstico.

A apresentação cultural reforçou a intencionalidade de o evento mostrar uma realidade concreta dos jovens autistas, trazendo uma o musical Aut 2 com adaptação e direção de Beto Montenegro, diretor da oficina dos menestréis e que adaptou, para esse trabalho, o método de treinamento artístico de teatro musical. Pôde-se assistir a um belo espetáculo com esses jovens, exibindo talentos, habilidades sociais e artísticas, com explosões de felicidade e orgulho. É a arte, potencializando o sentido da inclusão social.

Dentre os vários temas tratados, citamos: sinais e intervenções precoces; sexualidade e adaptação conjugal; o estigma que essas pessoas e suas famílias enfrentam na sociedade; capacitações de pais para intervenção comportamental; comunicação e o desenvolvimento da linguagem; novas tecnologias em estudos com TEA; possibilidades de inserção social e ocupacional das pessoas com TEA - vida profissional e inclusão no mercado de trabalho; e inclusão escolar – desafios e propostas.

As pesquisas apresentadas evidenciaram o modelo clínico do que é o autista, mas entendemos que é necessário transformar os conhecimentos adquiridos em avanços concretos que beneficiem a essas pessoas e suas famílias, a fim de superarem as adversidades e as barreiras que ainda predominam na sociedade. A escola e o trabalho ainda se apresentam como desafios e ainda muito precisa ser feito para que a efetiva inclusão social ocorra.

Evidentemente, não podemos desistir do investimento na oferta de atendimentos com qualidade, a fim de inserir pessoas com TEA nos seus direitos e na condição de usufruírem verdadeiramente de uma vida digna. Da mesma forma, suas famílias precisam ser valorizadas como parceiras e detentoras de direitos, da atenção e apoio da sociedade, a fim de serem reconhecidas e tratadas com dignidade. 



 

 

 

Navegação

Portal da transparência Notícias Campanhas Videos Arquivos

Fale conosco

Email: apaejaperi@ig.com.br

Telefone: (21) 26702375

Rua Arruda Negreiro, s/no - CEP: 26375000 - Japerí - RJ

Assine nossa newsletter

APAE BRASIL - Todos os direitos reservados
made with ❤ by Destra Software
Quero doar!