MSWI
11/12/2017
Link copiado com sucesso!!!
No dia 19 de junho de 2001, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a Lei Federal nº 10.242 oficializando o 11 de dezembro como o Dia Nacional das Apaes.
Hoje, o Movimento Apaeano completa 63 anos atuando em defesa das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Primeiro como a pioneira Apae do Rio de Janeiro, fundada em 1954 e, hoje, como uma Federação Nacional que congrega 24 Federações Estaduais (Feapaes) e mais de duas mil e cem Apaes espalhadas pelo Brasil. E a Fenapaes continua se mostrando imprescindível nesta luta.
Desde quando se viu a necessidade de se criar um organismo nacional, a fim de dar capilaridade às ideias e demandas das diversas Apaes fundadas entre 1954 e 1962, ano em que a Federação foi oficialmente instituída, a Fenapaes já conquistou diversos direitos e promoveu várias ações em prol das pessoas com deficiência.
Com sede em Brasília-DF, a Fenapaes é uma organização social sem fins lucrativos, reconhecida como de Utilidade Pública Federal e certificada como beneficente de assistência social; de caráter cultural, assistencial e educacional com o objetivo de dar mais visibilidade às ações realizadas em todo o Brasil pelas Apaes, além de ecoar e unificar o discurso do maior movimento filantrópico do País.
A Fenapaes hoje é membro de conselhos sociais formados por instituições públicas e privadas ligadas às causas das pessoas com deficiência ou da criança como o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e o Comitê Brasileiro de Organizações Representativas das Pessoas com Deficiência (CRPD). União que dá mais voz para o segmento no diálogo com o governo e na busca por políticas públicas que atendam as suas necessidades.
Os resultados das ações da Fenapaes vão desde a ampliação e garantias dos direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, até a inclusão no mercado de trabalho.
Todos os anos são realizados diversos cursos, seminários, palestras a fim de criar um espaço maior para o debate de questões que visem melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência, além de preparar os profissionais que lidam com essas pessoas, bem como as famílias que também fazem parte desse processo. A Universidade da Rede Apae (Uniapae) também foi criada com esse propósito.
Todo ano um grande evento é realizado pela Fenapaes, no âmbito nacional, e pelas Federações Estaduais, com as respectivas Apaes filiadas, em seus estados. São eles: as Olimpíadas Especiais, o Festival Nacional de Arte e o Congresso Nacional das Apaes.
O trabalho do Movimento Apaeano é conhecido por 87% dos entrevistados e tida como confiável por 93% deles, segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest em 2006, no Brasil.
A Rede Apae foi premiada em 2017, pelo oitavo ano consecutivo, como a Marca de Confiança, na categoria ONGs, do concurso promovido pela Revista Seleções, em parceria com o Datafolha.
Segundo o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, 14,5% da população brasileira apresentava algum tipo de deficiência, cerca de 24,5 milhões de pessoas. No mundo, esse número ultrapassa 1 bilhão, segundo dados da Organização Mundial da Saúde de 2011. Desse total, 80% em países em desenvolvimento, sendo 150 milhões de crianças.
O trabalho é difícil, contínuo e gratificante. Parabéns para todos que fazem parte dessa luta!
Áreas de atuação da Fenapaes | |
DEFESAS DE DIREITOS | Inclusão dos direitos das pessoas com deficiência em todas as políticas públicas. |
TRABALHO EM COMUNIDADE | Estabelecer alianças estratégicas com vários setores e segmentos sociais para a melhoria da qualidade de vida e para a inclusão da pessoa com deficiência. |
PROMOÇÃO DA SAÚDE PARA O ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL | Atenção integral da pessoa com deficiência, em todo o seu ciclo de vida. |
APOIO À FAMÍLIA | Oferece informações para que a família saiba lidar com o familiar deficiente. |
APOIO A INCLUSÃO ESCOLAR | Atendimento educacional especializado ao estudante com deficiência intelectual e múltipla incluído na escola comum. |
ESCOLA ESPECIAL DA APAE | Acolhimento aos estudantes com deficiência intelectual e múltipla nas séries iniciais do ensino fundamental, quando necessitam de apoio intensivo. |