Loja

Logo Apae
Logo Apae

APAE - JAPERÍ

Apae de Japerí

  • Início
  • Notícias
  • Vídeos
  • Publicações
  • Apae Nacional
  • Navegação rápida
    • Portal da transparência
    • Notícias
    • Campanhas
    • Videos
    • Arquivos
    • Sorteios
    • '
  • Entrar

Adaptação e validação da escala de intensidade de apoio para crianças e adolescentes (Sis-C) com deficiência intelectual no Brasil

Realização: Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade Federal do Paraná (UFPR). Com permissão para pesquisa da American Association on Intellectual and Developmental Disabilities (AAIDD).


Coordenadoras da pesquisa: Iasmin Zanchi Boueri (UFPR) e Sabrina Fernandes de Castro (UFSM).


Data de início da pesquisa: Agosto de 2020


Previsão de término da pesquisa: Dezembro de 2022.


Fase atual da pesquisa: Etapa atual - 7. Teste de campo/validação da tradução final. Conforme Tassé e Thompson (2010), são sete etapas para tradução e adaptação de um instrumento, a saber: 1. Tradução/adaptação, 2. Consolidação da tradução/adaptação, 3. Validação da tradução preliminar, 4. Revisão/ajustes, 5. Teste da Tradução Piloto, 6. Revisão/ajustes da Tradução Piloto e, 7. Teste de campo/validação da tradução final.


Número de pesquisadores envolvidos: 22 (diretamente envolvidos).

Cintia Harumi Nishikawa (Apae Campo Grande)

Cláudia Moura de Sant'anna Carvalho de Oliveira (Uniapae – ES)

Cacilda Veronesi Jaloto dos Santos (Feapaes – PR)

Eduarda Nunes Mariani Bolson

Eliana da Costa Pereira de Menezes

Elisiane Perufo Alles

Edicléa Mascarenhas Fernandes

Eliane Mahl

Gabriela Nascimento Moreira

Geovana Silva Wertonge

Iasmin Zanchi Boueri

Juliana Rodrigues Sigolo (Feapaes – SS)

Julliana Morgado Rocha (Apae Belém)

Krístina Desirée Azevedo Ferreira

Laura Valle Gontijo (Apae Brasil)

Leandro Kruszielski

Maria de Fatima Joaquim Minetto

Michele Oliveira Rocha

Maria Amelia Almeida

Patrícia Zutião

Sabrina Fernandes de Castro

Taíse de Almeida M. A. Cavalcante (Apae Maceió)

Pollianna Duarte Lopes (Apae – Recife)

Natália Lice Fioravante Diniz (Feapaes - MG)

 

Objetivo geral da pesquisa: Adaptar e validar a Escala de Intensidade de Apoio para crianças e adolescentes (SIS-C) com deficiência intelectual para a realidade brasileira a fim de mensurar a intensidade da necessidade de apoio que uma criança ou adolescente com deficiência intelectual precisa para suprir as demandas da sociedade atual oferecendo subsídios para elaboração de planejamentos centrados na pessoa.

 

Metodologia de pesquisa: O instrumento a ser validado trata-se da Escala de Intensidade de Apoio para Crianças e Adolescentes – SIS-C, essa escala foi desenvolvida por uma equipe de pesquisadores da American Association on Intellectual and Developmental Disability (AAIDD) (Thompson e cols, 2004).


O instrumento está dividido em duas Seções:


“Seção 1: Necessidades de Apoio Médico e Comportamental” composta por itens que abrangem dez “Necessidades de Apoio Médico”, como cuidados respiratórios, assistência alimentar, cuidados com escaras e outros cuidados médicos e 14 “Necessidades de Apoio Comportamental”, como problemas de desvio de comportamento, comportamento auto-lesivo, sexual e outras preocupações comportamentais. As necessidades de Apoio devem ser classificadas de acordo com a pontuação: 0 –quando nenhum apoio é necessário, 1 – quando algum apoio é necessário e 2 – quando o apoio é muito necessário.


“Seção 2: Escala de Necessidade de Apoio” contempla a descrição de 61 habilidades adaptativas divididas nas seguintes áreas: Parte A – Atividades de Vida diária, Parte B – Atividades na Comunidade, Parte C – Atividades de Participação Escolar, Parte D – Atividades de Aprendizagem Escolar, Parte E – Atividades de Saúde e Segurança, Parte F – Atividades Sociais e Parte G – Atividades de Auto-advocacia. As habilidades adaptativas são analisadas no que diz respeito ao Tipo de Apoio (Avalia a natureza do apoio necessário para a pessoa se envolver na atividade), Frequência de Apoio (Avalia quantas vezes é necessário providenciar apoio para realizar determinada atividade) e Tempo de Apoio (Avalia a quantidade de tempo que é habitualmente requerido para prestar apoio numa determinada atividade).

 

Síntese dos principais resultados encontrados até o momento: As Escalas de Intensidade de Apoio estão em processo de adaptação e validação para a realidade brasileira, ainda assim, temos algumas pesquisas desenvolvidas, tais como Lopes (2016), Cleto (2017), Rabitch (2019), Zutião (2016; 2019), Almeida, Zutião, Boueri e Postalli (2018), Baril (2019), Alles, Castro, Menezes e Dickel (2019), Alles (2020), que já demonstram a aplicabilidade dos instrumentos (SIS-A e SIS-C) como medidor para direcionar a prática e elaboração de planejamentos para pessoas com deficiência intelectual. Assim, esse projeto pretende oferecer à comunidade, científica e educacional, brasileira um instrumento avaliativo, validado, capaz de oferecer subsídios para um efetivo trabalho educacional com crianças e adolescentes com deficiência intelectual. Um instrumento que se mostre potente para o trabalho com essas crianças e adolescentes, também, no contexto do ensino regular, colaborando com a perspectiva da educação inclusiva, pressuposto das atuais políticas educacionais brasileiras.

 

Produtos entregues até o momento:

- Participação em eventos;

- Publicação de resultados preliminares.


Publicações oriundas da pesquisa:


PEREIRA, G. S. F. ; CASTRO, Sabrina Fernandes de ; MENEZES, Eliana da Costa Pereira de . Contribuições do Rio Grande do Sul para a Validação da Escala de Intensidade de Suporte - SIS No Brasil. In: 29ª Jornada Acadêmica Integrada, 2014, Santa Maria/RS. Anais 29ª Jornada Acadêmica Integrada. Santa Maria/RS: PRPGP/UFSM, 2014. v. 1. p. 1-5

WERTONGE, G. S. ; CASTRO, Sabrina Fernandes de ; ALLES, ELISIANE PERUFO ; Boueri, Iasmin Zanchi . Adaptação e validação da Escala de Intensidade de Apoio para crianças e adolescentes com deficiência intelectual (SIS-C) para a realidade brasileira. In: 36ª Jornada Acadêmica Integrada, 2021, Santa Maria/RS. Anais 36ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI. Santa Maria/RS: PRPGP/UFSM, 2021. v. 1. p. 1-1.

LEHNHART, G. B. ; SALDANHA, L. B. ; CASTRO, Sabrina Fernandes de . Adaptação e validação da escala de intensidade de apoio para crianças e adolescentes com deficiência intelectual no brasil. In: 34º Salão de Iniciação Científica - 34ª Jornada Acadêmica Integrada, 2019, Santa Maria/RS. Anais da 34ª Jornada Acadêmica Integrada. Santa Maria/RS: UFSM, 2019. v. 1. p. 1-1.

CASTRO, Sabrina Fernandes de; BOUERI, I. Z. ; ALMEIDA, Maria Amelia . Avaliação de intensidade de apoio e planejamento educacional para pessoas com deficiência intelectual. In: Claudio Simon HUTZ; Denise Ruschel BANDEIRA; Clarissa Marceli TRENTINI; Jaqueline Portella GIORDANI. (Org.). Avaliação Psicológica no Contexto Escolar e Educacional. 1ed.Porto Alegre/RS: Artmed, 2022, v. 1, p. 77-88.

ALLES, ELISIANE PERUFO ; CASTRO, SABRINA FERNANDES DE ; Boueri, Iasmin Zanchi . EDUCAÇÃO ESPECIAL, DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E NECESSIDADE DE APOIO: CONCEITOS E POSSIBILIDADES. Educação Inclusiva e Contexto Social: Questões Contemporâneas 2. 1ed.: Atena Editora, 2019, v. 2, p. 50-66.

FRANCO, I. F. ; KAHLER, E. L. ; RITTES, L. F. ; CASTRO, Sabrina Fernandes de . Autonomia e autoestima de estudante com deficiência intelectual: relato de experiência do programa residência pedagógica. In: 9º Congresso Brasileiro de Educação Especial - IX CBEE, 2021, São Carlos/SP. Anais do Congresso Brasileiro de Educação Especial - IX CBEE. Bauru/SP: Abpee, 2021. v. 1. p. 1-16.

ALLES, E. P. ; WERTONGE, G. S. ; BOUERI, I. Z. ; CASTRO, Sabrina Fernandes de . Avaliação da intensidade de apoio de crianças e adolescentes com deficiência intelectual. In: 9º Congresso Brasileiro de Educação Especial - IX CBEE, 2021, São Carlos/SP. Anais do Congresso Brasileiro de Educação Especial - IX CBEE. Bauru/SP: Abpee, 2021. v. 1. p. 1-15

BRONDANI, J. D. ; BARBARO, N. K. ; CASTRO, Sabrina Fernandes de . Comunicação como uma prática social: possibilidades diante o ensino remoto. In: 9º Congresso Brasileiro de Educação Especial - IX CBEE, 2021, São Carlos/SP. Anais do Congresso Brasileiro de Educação Especial - IX CBEE. Bauru/SP: Abpee, 2021. v. 1. p. 1-10

STANGHERLIN, T. V. B. M. ; SILVA, S. S. M. ; PANTA, B. G. Z. ; MUNHÓZ, Maria Alcione ; MELGAREJO, R. O. ; LEHNHART, G. B. ; DUARTE, J. S. ; COELHO, R. F. ; CASTRO, Sabrina Fernandes de . Implementação de uma parceria colaborativa entre A educação especial e o ensino regular. In: IV Encontro de Licenciaturas e Pesquisa em Educação (IV ELPED); IV Seminário do Programa Residência Pedagógica Goiano; VI Seminário de Iniciação à Docência do IF Goiano (Pibid); II Resumos publicados em anais de congressos Seminário Internacional de Professores, 2021, On line. Anais do IV Encontro de Licenciaturas e Pesquisa em Educação (IV ELPED), 2021. v. 4.

LIMA, A. ; SANTOS, A. S. ; MELGAREJO, R. O. ; CASTRO, Sabrina Fernandes de ; MUNHÓZ, Maria Alcione . Obstáculos enfrentados pelas bolsistas no atendimento educacional especializado durante o ensino remoto. In: 36ª Jornada Acadêmica Integrada, 2021, Santa Maria. Anais 36ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI. Santa Maria: PRPGP/UFSM, 2021. v. 1. p. 1-1.

MORAES, B. T. ; SILVA, A. C. M. ; MARINHO, A. R. ; SILVA, S. S. M. ; CASTRO, Sabrina Fernandes de . Jogos digitais pedagógicos frente ao processo de aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual: ferramentas educacionais para o ensino remoto. In: 36ª Jornada Acadêmica Integrada, 2021, Santa Maria/RS. Anais 36ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI. Santa Maria/RS: PRPGP/UFSM, 2021. v. 1. p. 1-1.

SANTOS, B. C. ; BRUM, F. F. ; DUARTE, J. S. ; CASTRO, Sabrina Fernandes de ; MUNHÓZ, Maria Alcione . Atividades de apoio referente a serviços de emergência de uma aluna com deficiência intelectual do ensino fundamental da rede pública. In: 36ª Jornada Acadêmica Integrada, 2021, Santa Maria/RS. Anais 36ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI. Santa Maria/RS: PRPGP/UFSM, 2021. v. 1. p. 1-1.

SECKLER, E. G. ; CASTRO, Sabrina Fernandes de ; PANTA, B. G. Z. . Contação de histórias acessíveis: uma possibilidade remota visando o acesso à educação para todos durante a pandemia de COVID-19. In: 36ª Jornada Acadêmica Integrada, 2021, Santa Maria/RS. Anais 36ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI. Santa Maria/RS: PRPGP/UFSM, 2021. v. 1. p. 1-1.

BALDEZ, B. O. L. ; CASTRO, Sabrina Fernandes de ; MUNHÓZ, Maria Alcione ; PANTA, B. G. Z. . Produção e adaptação de materiais pedagógicos: abordando a educação sexual para estudantes com deficiência intelectual. In: 36ª Jornada Acadêmica Integrada, 2021, Santa Maria/RS. Anais 36ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI. Santa Maria/RS: PRPGP/UFSM, 2021. v. 1. p. 1-1.

TABORDA, D. F. ; COELHO, R. F. ; CASTRO, Sabrina Fernandes de ; MUNHÓZ, Maria Alcione . A iniciação docência: um relato de experiência de uma acadêmica do curso de educação especial. In: 36ª Jornada Acadêmica Integrada, 2021, Santa Maria/RS. Anais 36ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI. Santa Maria/RS: PRPGP/UFSM, 2021. v. 1. p. 1-1.

WERTONGE, G. S. ; CASTRO, Sabrina Fernandes de ; ALLES, ELISIANE PERUFO ; Boueri, Iasmin Zanchi . Adaptação e validação da Escala de Intensidade de Apoio para crianças e adolescentes com deficiência intelectual (SIS-C) para a realidade brasileira. In: 36ª Jornada Acadêmica Integrada, 2021, Santa Maria/RS. Anais 36ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI. Santa Maria/RS: PRPGP/UFSM, 2021. v. 1. p. 1-1.

STUM, L. V. ; DOMINGUES, B. A. T. ; BRITO, L. R. F. ; CASTRO, Sabrina Fernandes de ; MUNHÓZ, Maria Alcione ; DUARTE, J. S. . Ensino remoto e atendimento educacional especializado de alunos com deficiência intelectual: um relato de experiência. In: 36ª Jornada Acadêmica Integrada, 2021, Santa Maria/RS. Anais 36ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI. Santa Maria/RS: PRPGP/UFSM, 2021. v. 1. p. 1-1.

SANTOS, N. A. ; CASTRO, Sabrina Fernandes de ; COELHO, R. F. . A construção do atendimento educacional especializado para estudantes com deficiência durante o período de ensino remoto. In: 36ª Jornada Acadêmica Integrada, 2021, Santa Maria/RS. Anais 36ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI. Santa Maria/RS: PRPGP/UFSM, 2021. v. 1. p. 1-1.

DALLEASTE, R. ; CASTRO, Sabrina Fernandes de ; PANTA, B. G. Z. . Residência Pedagógica Na Pandemia: Desafios E Possibilidades No Ensino Remoto. In: 36ª Jornada Acadêmica Integrada, 2021, Santa Maria/RS. Anais 36ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI. Santa Maria/RS: PRPGP/UFSM, 2021.

ADD, P. ; SILVA, P. A. O. ; VOLPATO, T. C. K. ; COELHO, R. F. ; MUNHÓZ, Maria Alcione ; CASTRO, Sabrina Fernandes de . Atendimento educacional especializado individualizado: relato de experiência interestadual durante tempos de pandemia. In: 36ª Jornada Acadêmica Integrada, 2021, Santa Maria/RS. Anais 36ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI. Santa Maria/RS: PRPGP/UFSM, 2021. p. 1-1.

RITTES, L. F. ; FREITAS, E. R. ; SANTOS, K. A. S. P. ; MELGAREJO, R. O. ; CASTRO, Sabrina Fernandes de ; MUNHÓZ, Maria Alcione . Atuação de bolsistas PIBID e RP no ensino colaborativo: um relato de experiência em um contexto de ensino remoto.. In: 36ª Jornada Acadêmica Integrada, 2021, Santa Maria/RS. Anais 36ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI. Santa Maria/RS: PRPGP/UFSM, 2021. p. 1-1.

BARIL, NATHALIE ; MINETTO, MARIA DE FÁTIMA ; ZANCHI BOUERI, IASMIN ; FERNANDES DE CASTRO, SABRINA ; ALBACH CARNIEL, THAIS CAROLINA . Estratégias na elaboração de planos de apoio para alunos com desenvolvimento atípico. INFAD (BARCELONA), v. 2, p. 171-180, 2021.

LLES, ELISIANE PERUFO ; CASTRO, SABRINA FERNANDES DE ; MENEZES, ELIANA DA COSTA PEREIRA ; DICKEL, CLÁUDIA ADRIANE GRAEFF . (Re)Significações no Processo de Avaliação do Sujeito Jovem e Adulto com Deficiência Intelectual. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 25, p. 373-388, 2019.

Baril, Nathalie. Avaliação de intensidade de apoio de comportamentos adaptativos e elaboração de plano centrado no aluno com desenvolvimento atípico. Dissertação de mestrado, 2019 https://hdl.handle.net/1884/63808

Carniel, T.C. A.; Baril, N.; Minetto, M. F. J. AUTONOMIA E INTENSIDADE DE SUPORTE: UM ESTUDO DE CASO. Congresso brasileiro fr Psicologia da FAE, 2018 https://cbpsifae.fae.edu/cbpsi/article/viewFile/59/58

Alles, E. P.; Castro, S. F.; Boueri, I.Z. EDUCAÇÃO ESPECIAL, DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E NECESSIDADE DE APOIO: CONCEITOS E POSSIBILIDADES. In Educação inclusiva e contexto social [recurso eletrônico] : questões contemporâneas 2 / Organizador Willian Douglas Guilherme. – Ponta Grossa (PR): Atena Editora, 2019. – (Educação Inclusiva e Contexto Social. Questões Contemporâneas; v. 2). https://sistema.atenaeditora.com.br/index.php/admin/api/artigoPDF/16710

Alles, Elisiane; Wertonge, Geovana; Boueri, Iasmin; Castro, Sabrina. Avaliação da intensidade de apoio de crianças e adolescentes com deficiência intelectual. Comunicação científico áudio visual do Congresso Brasileiro de Educação Especial 2021. https://www.youtube.com/watch?v=FJUOGLbv3KY

Wertonge, Geovana; Alles, Elisiane; Boueri, Iasmin; Castro, Sabrina. Adaptação e avaliação da escala de intensidade de apoio para  crianças e adolescentes com deficiência intelectual (SIS-C) para a realidade brasileira. 36 jornada acadêmica integrada da Universidade Federal de Santa Maria, 2021.

 



Navegação

Portal da transparência Notícias Campanhas Videos Arquivos

Fale conosco

Email: apaejaperi@ig.com.br

Telefone: (21) 26702375

Rua Arruda Negreiro, s/no - CEP: 26375000 - Japerí - RJ

Assine nossa newsletter

APAE BRASIL - Todos os direitos reservados
made with ❤ by Destra Software
Quero doar!